sábado, 29 de dezembro de 2012

Duas pessoas são presas e mais de 7 kg de maconha apreendidos em Uberlândia

FOTO: PC
Dois homens de 34 e 38 anos foram presos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, suspeitos de tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos mais de sete quilos de maconha. A prisão em flagrante ocorreu nessa quarta-feira (26).
De acordo com a Polícia Civil, durante ronda no bairro Santa Rosa dois investigadores da Delegacia de Homicídios abordaram dois veículos em atitude suspeita. Um automóvel conseguiu fugir, mas o outro foi detido. Durante buscas no veículo, foi encontrada uma lata de tinta com doze tabletes de maconha pensando no total 7,7 kg.

Ainda segundo a polícia, D.N.S. e M.B.A. foram autuados em flagrante e encaminhados para o Presídio Professor Jacy de Assis. Eles serão indiciados por tráfico de drogas. De acordo com o delegado Luciano Alves dos Santos, as investigações continuam para identificar e localizar os ocupantes do outro veículo.

ACONTECEU

Dois estabelecimentos comerciais foram assaltados na cidade, entre o final da tarde de quinta-feira e o início da madrugada desta sexta-feira (28). No Bairro Borboleta, Cidade Alta, clientes de um mercado foram rendidos pelos ladrões e tiveram R$ 107, além de documentos e cartões roubados. O caso aconteceu por volta das 17h30. Segundo a Polícia Militar, dois criminosos entraram no comércio, na Rua Irmão Menrado, e tentaram roubar dinheiro do caixa. Como não conseguiram, abordaram uma mulher, 39 anos, e um homem, 47, que faziam compras. A dupla fugiu em um carro e não foi localizada.
Já pouco depois da meia-noite desta sexta, uma lanchonete foi alvo de bandidos na Rua Maria Geraldo de Freitas, no Monte Castelo, Zona Norte. De acordo com a PM, dois assaltantes renderam duas atendentes, ambas de 17 anos, e anunciaram o assalto. A dupla roubou R$ 500, além dos celulares das vítimas, e conseguiu escapar. Os casos foram encaminhados para investigação na Polícia Civil.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

HOMEM E ACUSADO DE ABUSAR DO NETO DE 2 ANOS

Um homem de 48 anos é suspeito de abusar sexualmente do próprio neto de 2 anos na Zona Norte da cidade. O caso foi registrado pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (27). De acordo com informações do boletim de ocorrência, a mãe da vítima, 19, procurou o posto policial de Benfica e contou que há cerca de dez dias o menino teria demonstrado um comportamento que chamou a atenção da avó. A criança teria pedido a ela, por várias vezes, que fizesse carinho e beijasse o pênis dela. Ao questionar o menino se outra pessoa teria feito ou ensinado isso a ele, o garoto teria dito que o avô havia feito aquilo. A mãe também desconfiou de que algo teria sido introduzido no pênis da criança. O suspeito não foi preso, e o caso será investigado pela Delegacia de Orientação e Proteção à Família.

HOMEM TENTA CONTRA PM E E PARADO COM UM TIRO NA PERNA

Policial militar atira contra homem no Esplanada

Por Tribuna
Compartilhar

PM atingiu o homem que estava armado com barra de ferro
PM atingiu o homem que estava armado com barra de ferro
Um homem de 31 anos foi baleado na perna direita por um soldado da 173ª Companhia de Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (27), no Bairro Esplanada. Segundo a PM, o tiro teria sido disparado em legítima defesa, uma vez que a vítima teria avançado contra o militar com uma barra de ferro. Já os familiares do rapaz atingido negam a versão, afirmando que não havia necessidade do uso de arma. A ocorrência foi registrada na Rua Professor Walquírio Seixas Faria, por volta das 17h30, quando os policiais militares foram acionados para atender um chamado sobre uma agressão que estaria ocorrendo no local. O baleado foi encaminhado pelo Samu ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde, até fim desta edição, passava por uma cirurgia.
De acordo com o comandante da 173ª Companhia da PM, capitão Márcio Coelho, antes de ser baleado, o homem estava com uma barra de ferro e tentava atingir outro rapaz, em função de uma desavença entre ambos. "O que era ameaçado chegou a entrar dentro de uma padaria para se proteger da agressão. O dono do estabelecimento fechou as portas, mas o homem com a barra de ferro passou a bater na porta. Quando a PM chegou, ele investiu contra o policial, que fez o disparo na perna dele para contê-lo", afirmou o capitão, que soube da história por meio de informações colhidas no local.
O tiro foi feito com uma pistola ponto 40, que é utilizada pela PM com objetivo imobilizador. Foi instaurado um auto de prisão em flagrante contra o soldado, que foi levado para a sede do 27º Batalhão da PM onde iria prestar esclarecimentos. Conforme o comandante da 173ª Cia da PM, o militar vai ficar à disposição da Justiça Militar, que irá avaliar o caso para o livramento ou não do policial. "Tudo indica que ele tenha agido em legítima defesa e dentro do dever legal, sendo sua atitude considerada necessária para conter o avanço do rapaz contra a guarnição." O homem que era ameaçado pela vítima com a barra de ferro foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, em Santa Terezinha, para ser ouvido. Até o fechamento desta edição, o caso ainda não havia sido concluído na unidade policial.

Uso de arma
Para os familiares do ferido, o soldado poderia ter utilizado outros meios para conter a agressão. A tia da vítima, 37 anos, disse que não era necessário o uso da arma. "Os policiais podiam ter usado apenas a força para capturá-lo. Eles servem para proteger a população e atirar em último caso. Não foi isso que aconteceu. O soldado chegou e foi logo atirando", contou a mulher, acrescentando que o sobrinho estaria sendo ameaçado e que, por isso, ontem, teria usado a barra de ferro para se proteger.

Jovem é baleado na cabeça ao fugir de assalto na Olegário Maciel
Rapaz arrancou com o carro para proteger namorada e acabou sendo atingido por dois tiros, um na bochecha e outro no pescoço

Por Tribuna
Compartilhar




Uma tentativa de assalto na divisa entre os bairros Paineiras e São Mateus terminou com um rapaz de 19 anos baleado na região da cabeça, no final da noite de quinta-feira (27). De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, dois homens seriam os responsáveis pelos disparos. Ainda conforme o registro policial, o fato teria acontecido por volta das 23h, quando um casal de namorados conversava dentro de um veículo Honda Fit, em frente à casa da jovem, 20, localizada na Avenida Olegário Maciel, nas proximidades da esquina com a Rua Padre Café.

Os assaltantes teriam se aproximado e cercado o automóvel. Ambos armados, eles teriam ficado cada um ao lado de uma das portas do carro. Um dos suspeitos teria impedido a mulher de fechar a janela e, em seguida, ordenado que ela fosse para o banco de trás. Temendo pela segurança de sua namorada e sem perceber a presença do segundo assaltante, o rapaz teria dado partida no veículo e tentado escapar da emboscada. Neste momento, o outro bandido efetuou três disparos, sendo que dois atingiram o motorista na região da cabeça e o terceiro acabou acertando o painel do carro. A dupla fugiu a pé sem conseguir concluir o assalto, mas não foi localizada pela PM. Mesmo baleado, o jovem ainda conseguiu conduzir o veículo até o Hospital Monte Sinai. Na unidade, foi constatada uma perfuração na bochecha e outra no pescoço. O primeiro projétil estilhaçou-se ao atingir uma estrutura óssea e o segundo projétil ficou alojado na cervical da vítima. Em seguida, o rapaz foi transferido para a Santa Casa, onde passará por cirurgia.

A Polícia Civil irá investigar o caso. A dupla de assaltantes continua foragida.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prefeituras atrasam pagamento do 13º salário no Sul de MG.

27/12/2012 

Do G1 Sul de Minas

O fim de ano chegou, mas muitas prefeituras ainda não pagaram o 13º salário. Pela lei trabalhista, o prazo venceu no dia 20 de dezembro. Em cidades como Alfenas (MG), por exemplo, os servidores ainda não receberam o benefício. Os funcionários já fizeram inclusive uma manifestação em frente ao prédio da administração do município para protestar. Segundo a prefeitura, o atraso no pagamento aconteceu devido à falta do repasse de verbas federais.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, 41 prefeituras mineiras informaram que atrasariam o pagamento do 13º salário. Em Alfenas, cerca de 2,3 mil funcionários, entre efetivos, contratados e comissionados foram afetados pela decisão. Na última quinta-feira (20), cerca de 150 funcionários se manifestaram e um acordo foi feito com a prefeitura para que o pagamento seja feito nesta sexta-feira (28).

Conforme uma pesquisa da Confederação dos Municípios, em todo o Estado de Minas Gerais, dos 525 municípios, 362 ou 68,9% fizeram o pagamento do benefício em parcela única. Ainda conforme a pesquisa, o benefício não foi pago a funcionários de 22 municípios. E ainda há um dado preocupante: em 110 cidades, o pagamento do salário do mês de dezembro ainda deve atrasar.

Adolescente foi executado com disparos de arma de fogo

27/12/2012 - Juiz de Fora
Rua Ibitiguaia - Santa Luzia 
Na manhã dessa terça-feira(26),F.L.L.G,16,foi executado por disparos de arma de fogo desferidos por um dos ocupantes da motocicleta Dafra, cor preta.
Os policiais militares foram acionados por transeuntes por volta das 05:30 h. Segundo relatos, dois indivíduos ocupavam a motocicleta e um deles, de posse de uma arma de fogo, efetuou disparos em direção a um grupo de jovens na Rua ibitiguaia. 
Após os disparos os autores evadiram sentido ao bairro Alto dos Passos.
Os autores retornaram ao local e cercaram o mesmo grupo, indagando em qual bairro residiam, momento que o condutor determinou ao carona que descesse da motocicleta e efetuasse outros cinco disparos,
A vitima, que foi socorrida pelos militares ao HPS, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 
A vitima foi atingida por cinco projeteis de arma de fogo, sendo um na cabeça, tórax, braço esquerdo, mandíbula e na nádega. 
A perícia compareceu ao local. 
Os dados pessoais dos supostos agressores foram inseridos no BO.
C. H.S, 25 e J.A.S,21.

Metade dos medicamentos são consumidos de forma errada, diz OMS

27/12/2012 
Leida Reis - Do Hoje em Dia

Ricardo Bastos
Cerca de 35% dos medicamentos no Brasil são comprados sem indicação médica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 50% dos remédios são ingeridos de forma inadequada. As causas são automedicação, prescrição errada ou abuso na dosagem. Não há estatística sobre o número de hipocondríacos – pessoas que usam medicamentos em excesso. Mas a prática é facilitada pela ampliação da distribuição das drogas na rede pública.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que 35% dos medicamentos são adquiridos sem indicação de um médico. Nos casos de intoxicação, 75% são por hipertensivos, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, vendidos no Brasil sem exigência da receita.

O brasileiro não tem consciência de que remédio “não é chocolate, não é alimento”. A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), João Batista Gomes Soares. Ele faz veemente defesa da receita médica na compra de medicamentos.

Custo/benefício
“É competência do médico definir o que o paciente deve tomar. Quando ele faz isso, assume as consequências do uso”. João Soares diz que todo remédio tem “efeito adverso” e cabe ao profissional da saúde avaliar o custo/benefício e orientar o paciente.

Lucila Pereira, de 77 anos, só toma remédios com receita, mas a lista não é pequena: a vitamina Fosamak, Alendromato, Cálcio B3, Clinfar, Pressat, Moduretic e Neosoro, além de um colírio cujo nome não lembra, Rivotril e Sedilac. A idosa acha normal ter em casa uma farmácia tão grande e gosta de consultar médicos.

Por outro lado, Wagner Silva, de 48 anos, usa anti-inflamatórios por causa de uma dor no joelho e Neosaldina três vezes ao dia para combater a dor de cabeça. Prefere não ir ao médico. “Não tenho muito tempo e já sei de que remédios eu preciso”.

Pesquisa
Pela complexidade do tema, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma pesquisa, em 2013, para mapear o acesso e o uso de medicamentos no Brasil. O principal objetivo é saber se o brasileiro consegue pagar pelos medicamentos de que precisa e se a oferta gratuita em programas governamentais é suficiente.

Mas o professor da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS) Sotero Serrate Mengue esclarece que a automedicação, “problema complexo”, também será medida pela pesquisa.

“As pessoas sabem que estão fazendo errado. É como fumar, como beber e dirigir. Mas pensam: ‘sei que estou errado, mas nunca acontece nada’ e insistem no erro”. Os pesquisadores vão buscar estratégias para identificar o que leva a tantos equívocos.

PM estoura chopada com adolescentes no Centenário

26/12/2012 - Juiz de Fora

Por Tribuna

Uma chopada com bebidas alcoólicas liberadas para adolescentes foi estourada pela Polícia Militar, no fim da tarde de terça-feira, no Bairro Centenário, Zona Nordeste. 

A investida aconteceu após levantamento do Setor de Inteligência do 2º Batalhão da PM, que visualizou convites para a festa na rede social Facebook. A PM também já havia recebido denúncias sobre eventos no mesmo endereço regados, inclusive, a drogas. No local, havia cerca de 50 pessoas, e duas garotas, 15 e 17 anos, foram flagradas consumindo cerveja. Militares apreenderam um engradado com 24 garrafas da bebida e um simulacro de arma de fogo. 

Um jovem, 20, que seria o organizador do evento e morador da casa, foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil. 

Em depoimento, o rapaz informou que era cobrada entrada no valor de R$ 25 para homens, e que mulheres entravam de graça. Ele confirmou ter servido cerveja para a adolescente, 17, com quem estaria ficando, e para a amiga dela, 15. Em relação ao simulacro, disse ter encontrado o mesmo "há um tempo atrás". O suspeito foi autuado por fornecer a adolescentes produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, conforme o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo encaminhado ao Ceresp.

Bandidos são feridos após tentar assaltar PM na capital paulista

Edição do dia 27/12/2012

Dois bandidos que tentaram assaltar um policial militar ficaram feridos, na quarta-feira (26) à noite, na Zona Norte de São Paulo. O PM estava saindo de uma pizzaria e ia pegar a moto dele quando foi abordado por três bandidos. Dois estavam a pé e um de carro.

O policial reagiu e atirou. Os bandidos dispararam também. O PM conseguiu acertar os dois ladrões. O homem que estava de carro tentou atropelar o PM, mas não conseguiu e fugiu.

O policial militar não se feriu. Já os dois ladrões estão internados em um hospital da região. O homem que estava no carro não foi encontrado.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/12/bandidos-sao-feridos-apos-tentar-assaltar-pm-na-capital-paulista.html

27/12/2012 - Aniversário de Capitólio. Carmo do Cajuru. Cruzília. E.S. do Pinhal. Estrela do Indaiá.Galileia. Itueta. Jequitaí.Juruaia. Maximiliano de Almeida.Tapiratiba.Tumiritinga. Vespasiano. Saiba + conforme Wikipédia

27/12/2012

http://pt.wikipedia.org/wiki/27_de_dezembro

Passagens de ônibus emTimóteo e Ipatinga ficam mais caras

27/12/2012 
Do G1 Vales de Minas Gerais

Passagens de ônibus de Timóteo e Ipatinga, cidades do Leste de Minas Gerais, ficam mais caras a partir desta quita-feira (27). O novo valor será de R$ 2,85 no dinheiro. Estudantes pagarão R$ 2,28 e usuários do cartão eletrônico da Autotrans pagarão R$ 2,75.

O aumento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito na primeira quinzena deste mês e foi publicado por meio do decreto 7.350. A proposta inicial da empresa concessionária era de que o valor chegasse a R$ 3,17, mas o valor não foi aceito pela administração municipal.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Araçatuba é a cidade na região que mais registrou casos de dengue. Neste ano, foram mais de 500 casos, contra 71 registros em 2011.

25/12/2012 
Do G1 Rio Preto e Araçatuba
A região noroeste paulista chega ao fim do ano com uma preocupação: o avanço da dengue. Em São José do Rio Preto (SP) duas pessoas morreram por causa da doença. Apesar das vítimas, a cidade que mais registrou casos em 2012 foi Araçatuba (SP). O aumento passa dos 600%.

A aposentada Mirian Silva Barbosa já teve dengue duas vezes. E depois disso, nunca mais se descuidou do quintal. “Olho sempre os pratos das plantas e coloco também pouca água na planta”, afirma.

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba fizeram bloqueio em bairros onde há casos suspeitos. Mesmo com esse trabalho, a cidade fecha o ano com números alarmantes. Segundo balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde, foram 71 casos confirmados em 2011, contra mais de 500 neste ano.

Em toda região de Araçatuba, que abrange 41 municípios, o avanço da doença foi ainda mais expressivo. De 785 casos em 2011 contra quase 1,4 mil em 2012, cerca de 42% a mais. E o que preocupa, é o aparecimento do vírus tipo quatro. “É uma dengue com todos os sintomas que conhecemos, mas pode haver o agravante da hemorragia”, diz a chefe do Centro de Controle de Zoonoses Edna Vargas.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a falta de consciência da população continua sendo a grande responsável pelo aumento de casos. Já que de acordo com um levantamento, a maior quantidade de larvas do mosquito é encontrada pelas equipes, dentro das casas.

A região de São José do Rio Preto (SP) apresentou melhores dados. A quantidade de casos despencou de 3,6 mil em 2011 para pouco mais de 600 neste ano. Na cidade de Rio Preto, apesar de duas mortes terem sido registradas em 2012, contra uma no ano passado, houve queda de 132% no número de casos positivos, com 821 em 2011 e 353 em 2012.

Em Votuporanga houve um pequeno aumento de 10 para 12 casos positivos. E com a chegada do verão os bloqueios devem ser intensificados. “São ações que estamos executando todo ano. A população é a principal arma no combate da dengue”, diz Edna.
Agente da saúde de Araçatuba faz inspeção em bairro da cidade (Foto: Reprodução / TV Tem)

Três morrem afogados durante o feriado de Natal no Sul de Minas

26/12/2012 

Do G1 Sul de Minas

Um homem morreu afogado na tarde desta terça-feira (25) de Natal no complexo de cachoeiras do Claro, em Delfinópolis (MG). Segundo a polícia, o padeiro Edson Bernardes de Souza, de 35 anos, morreu após tentar salvar uma outra pessoa que estaria se afogando. Souza era natural de Cássia e segundo testemunhas, teria entrado na água após se alimentar.

O Corpo de Bombeiros de Passos, responsável pela área, não registrou boletim de ocorrência. O corpo do rapaz foi retirado da água por populares.

Outros dois afogamentos foram registrados nesta terça-feira no Sul de Minas. Em São João Batista do Glória (MG), um adolescente de 16 anos morreu depois de se afogar na cachoeira do Filó. Rafael Diagositni, que era de Ribeirão Preto (SP), passava o dia no local com a família.

Em Machado (MG), um adolescente de 14 anos morreu depois de se afogar em um lago no bairro Chamonix. Conforme os bombeiros, o menino estava com outros dois amigos e não sabia nadar direito.

Polícia prende seis por série de assaltos em Campos Gerais, MG

25/12/2012 
Do G1 Sul de Minas

Seis pessoas foram detidas na noite desta segunda-feira (24) em Campos Gerais (MG) suspeitos de cometer vários assaltos na cidade. A polícia chegou até eles depois que dois homens em uma moto assaltaram um depósito de gás, um supermercado e uma loja em sequência. Eles foram encontrados em uma casa no bairro Jardim Botânico, onde também estavam outros quatro homens, que também foram presos.

No local, a polícia também encontrou produtos roubados em outros locais e uma réplica de uma pistola. Entre os detidos estão dois menores, de 15 e 17 anos. Os suspeitos foram levados para o presídio de Alfenas (MG) e para a Cadeia de Campos Gerais.

Usuário de drogas invade quartel, rouba pistolas e faz familiares reféns

25/12/2012 
Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia

Um usuário de drogas invadiu a sede da Polícia Militar em Itajubá, no Sul de Minas, e roubou oito pistolas e munições na manhã desta terça-feira (25). Após a ação ele seguiu para o bairro Villa Poddis onde invadiu uma casa fazendo cerca de cinco pessoas reféns.

Segundo informações repassadas para a PM, as pessoas seriam parentes do suspeito. Policiais cercaram todas as saídas do bairro e ninguém podia entrar ou sair. Durante uma negociação que durou cerca de duas horas, o homem resolveu soltar os reféns de um em um até se entregar para a polícia.

O suspeito estava sob efeitos de drogas e não soube informar para os policiais como conseguiu entrar no quartel da polícia. Ninguém se feriu durante a ação. Até às 17h30, a polícia não sabia informar se a ação do suspeito tinha ligação com a rebelião no presídio da cidade.

Motorista filmada com cerveja após bater carro é presa por embriaguez

26/12/2012 08:30h
Do G1 São Paulo
Uma motorista flagrada com latas de cerveja dentro do carro momentos após bater seu veículo contra um poste, na Zona Sul de São Paulo, foi presa por suspeita de dirigir embriagada nesta terça-feira (25). Exame clínico constatou a embriaguez. Além da multa por dirigir alcoolizada - de R$ 1.915,40 -, a mulher, que é engenheira química, terá que desembolsar R$ 9 mil de fiança para ser solta.

O acidente aconteceu na esquina das avenidas Doutor Chucri Zaidan e Morumbi, na região do Brooklin. As imagens feitas por um cinegrafista amador foram exibidas nesta quarta-feira (26) pelo Bom Dia São Paulo. De acordo com as novas regras da Lei Seca, elas podem servir de prova para mostrar que a condutora dirigia bêbada, o que é crime.

Nas cenas, a engenheira química tenta impedir a filmagem após colidir com um poste que quase caiu, por volta das 20h. Ela ainda empurra um policial militar. A mulher guiava um Hyundai Santa Fé, que ficou com a frente danificada. Ela se recusou a fazer o teste do bafômetro, segundo a Polícia Militar. Com isso, ela foi conduzida ao 27º Distrito Policial, no Campo Belo, onde também se negou a ceder amostra de sangue no Instituto Médico Legal (IML).

Antes das mudanças na Lei Seca, que começaram a valer na sexta-feira (21), somente o bafômetro e o teste sanguíneo serviam como provas para o motorista suspeito de embriaguez responder a processo criminal. Agora, com a nova lei, gravações em vídeo também podem valer para comprovar a embriaguez.

No automóvel da engenheira química foram encontradas duas latas de cerveja. Outras provas que passam a ser permitidas são: fotos e depoimentos de testemunhas.

Mesmo se recusando a fazer o bafômetro e o teste de sangue, a engenheira acabou indiciada e presa em flagrante por embriaguez ao volante - o IML constatou, por meio do exame clínico, que ela estava bêbada.

Após voltar do IML, a motorista, que preferiu ficar calada, foi colocada numa cela. A delegada, além de indiciá-la na Lei Seca, arbitrou uma fiança de R$ 9 mil, para que ela possa responder o processo em liberdade.

Outro flagrante
Na Avenida Zaki Narchi, na Zona Norte, um motorista suspeito de dirigir embriagado foi parado por policiais militares nesta terça-feira. O homem, que não informou seu nome, fez o teste do bafômetro e admitiu que tinha bebido. O resultado do etilômetro apontou uma dosagem acima do mínimo permitido. Por esse motivo, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido a uma delegacia.

Balanço de Natal
De acordo com balanço feito pela Polícia Militar, 62 motoristas foram multados em blitzes da Lei Seca em R$ 1.915,40 por dirigir alcoolizados em São Paulo entre as noites de sexta-feira (21) e a véspera do feriado de Natal (24). Ainda segundo a PM, 883 motoristas foram parados nas fiscalizações após a entrada em vigor da Nova Lei Seca, na sexta-feira. Apenas duas pessoas se recusaram a fazer o teste do bafómetro, e oito vão responder a processo por crime de trânsito.

Tristeza.Mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia não se recuperou de uma isquemia cerebral. Dona Canô morre aos 105 anos em casa, em Santo Amaro.

Publicado no Jornal OTEMPO em 26/12/2012
FOTO: FERNANDO VIVAS / AE - 30.9.2005
Matriarca. Claudionor Vianna Telles Velloso, mais conhecida como dona Canô, deixou nove netos, seis bisnetos e mais de cem afilhados

Salvador. Dona Canô, 105, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, morreu ontem pela manhã, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, a 67 km de Salvador.

Claudionor Vianna Telles Velloso queria morrer em casa. Quatro dias após convencer os médicos do hospital em que estava internada havia uma semana, em Salvador, a matriarca morreu em seu quarto, rodeada pela família.

Muito emocionada, a filha mais velha de dona Canô, Maria Clara, 80, disse que a família está em paz. "Fica uma saudade eterna, sentida, mas não desesperada, angustiada. Ela queria ir embora do hospital, ela pediu. Disse que queria morrer em Santo Amaro, na casa dela. Não teve dor e isso foi muito bom", contou.

Figura que transcendeu o status de mãe de artistas famosos, dona Canô tentava se recuperar de uma isquemia - falta de irrigação sanguínea no cérebro - sofrida no dia 15. Ela sentiu-se mal na madrugada e não resistiu até a chegada do Samu.

Além dos cantores famosos, deixa outros cinco filhos vivos - Nicinha, a mais velha, morreu em outubro -, nove netos, seis bisnetos, mais de cem afilhados e o status de "patrimônio da Bahia", como repetia o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007. Ou de "amiga e exemplo", 
segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ambos aparecem em quadros na sala de sua casa, ponto turístico da cidade, ao lado de retratos de família e de um parabéns enviado pelo papa Bento 16 no seu centenário.
Lula e a presidente Dilma Rousseff estão entre os que enviaram mensagens de pesar. 

Lucidez. Dona Canô nasceu no dia 15 de setembro de 1907, em Santo Amaro. Casou-se em 1930 com José Teles Velloso, conhecido por Zeca ou seu Zezinho, funcionário público dos Correios, que morreu em 1983, aos 82 anos. 

Apesar da idade avançada, da audição prejudicada e do corpo frágil, de 45 kg e 1,60 m, ela esteve lúcida até o fim. Religiosa, liderou por anos a Novena de Nossa Senhora da Purificação, tradição católica de quase três séculos que acontece em janeiro.

O corpo de Dona Canô foi velado por familiares durante o dia, em casa. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), esteve presente e decretou luto oficial de três dias. "Presto solidariedade à família dessa grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem", disse. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também prestou homenagem: 
"Cercada de amor e religiosidade, simbolizou a família e a fé inquebrantável". 

Às 19h20 (horário de Brasília), o cortejo seguiu em direção ao Memorial Caetano Veloso, acompanhado por centenas de pessoas. O enterro será hoje, às 10h, no cemitério da cidade baiana.

Filhos levam caixão de casa para o velório
Salvador. Caetano Veloso e Maria Bethânia ajudaram a carregar o caixão da mãe, dona Canô, de casa para o velório, que ocorreu no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro. Nenhum dos dois quis se manifestar sobre a morte da matriarca.

Rodrigo Velloso, filho de dona Canô, disse durante o velório que a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, no dia 5, mexeu bastante com ela. Rodrigo acrescentou que Caetano afirmou, no sábado, que a família a levaria "na raça" do hospital onde ela estava internada para casa. Para isso, precisou assinar um termo de responsabilidade. Médicos acharam que ela não suportaria uma hora de viagem. "Foi uma data bonita (que ela morreu), mas acabou com o nosso Natal", disse.

Muito abalada, Bethânia adiou as apresentações que faria em Porto Alegre nos dias 8 e 9 de janeiro, na turnê "Carta de Amor".

26 de dezembro- Acontecimentos pelo mundo.Saiba +


26/12/2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/26_de_dezembro#Eventos_hist.C3.B3ricos

ACONTECEU


Um rapaz de 19 anos foi flagrado com arma pela PM, na madrugada de ontem, após denúncia de disparos durante briga na porta de um baile funk no Centro. Ele foi encontrado durante rastreamento na Rua Benjamin Constant, perto da Rua Roberto de Barros. Conforme a PM, o suspeito portava um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada. O jovem foi levado para a 1ª Delegacia Regional, mas negou o porte da arma e que tivesse atirado. Ele foi autuado em flagrante, mas pagou fiança arbitrada em R$ 4 mil e foi liberado.
________________________________________________________________________________
Um jovem de 20 anos foi atingido por, pelo menos, três tiros no rosto, na noite de domingo, no Santos Dumont, Cidade Alta. Segundo a PM, por volta das 21h50, o rapaz estava na Rua Pedro Germano Caniato, quando dois homens passaram em uma moto e dispararam contra a ele. A vítima levada para o HPS, onde foi internada em estado grave. A Honda Falcon azul que teria sido usada no crime foi achada durante rastreamento, mas ninguém foi preso. Conforme a PM, à tarde, um dos suspeitos teria ido até o endereço dizendo que iria matar duas pessoas daquele local. A tentativa de homicídio aconteceu dois dias depois de dois homens, de 19 e 24, terem sido assassinados a tiros em ponto de ônibus na Avenida Senhor dos Passos, no São Pedro, na mesma região

________________________________________________________________________________
Uma pizzaria foi assaltada no início da madrugada desta segunda-feira (24), no Bairro São Pedro, Cidade Alta. As vítimas, um homem de 45 anos e uma mulher de 41, disseram aos policiais que fechavam o estabelecimento, na Avenida Presidente Costa e Silva, por vota de 0h30, quando dois suspeitos, de 19 e 23 anos, entraram no local e anunciaram o assalto. Um deles estava com um revólver. A dupla roubou cerca de R$ 90 em dinheiro e fugiu de moto. O grupo tático móvel da 99ª Companhia iniciou o rastreamento e avistou a moto caindo durante a fuga dos bandidos. O rapaz de 19 anos conseguiu fugir, enquanto o mais velho foi detido. Ele foi encaminhado à 1ª Delegacia Regional da Polícia Civil, em Santa Terezinha, onde seria ouvido até a manhã desta segunda-feira (24).

Por: Tribuna de Minas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Formiga e a Cigarra - ( Versão brasileira: A Formiga e o Gafanhoto)



Versão Clássica:
Era uma vez uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto viu aquilo e pensou: - Que idiota!

E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando.

Assim passou todo verão; ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada, o gafanhoto não tinha abrigo nem comida e morreu de fome.

Moral da história: Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.

Versão Brasileira: 
Era uma vez uma formiga que trabalhava duro no sol escaldante de verão, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto pensou: - Que idiota!

E passou o verão dando gargalhadas, cantando e dançando como nunca.

Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações: - Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome?

Todos os órgãos de imprensa compareceram à entrevista (SBT, BAND, ZERO HORA, JORNAL DO BRASIL, ESTADÃO, CNM, e outros); tiraram muitas fotos, filmaram o gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição.

As imagens dramáticas na televisão mostraram um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho debaixo de uma barraca de plástico preto e mais adiante mostraram a formiga em sua toca confortável, com uma mesa farta e variada.

O programa do Datena apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante.

O povo brasileiro fica perplexo e chocado com o contraste.

A BBC de Londres manda ao Brasil uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa.

A CBS nos EEUU interrompe uma entrevista coletiva sobre a guerra no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros.

A notícia recebe apoio imediato de politico, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo Molusco, e cogita uma Emenda Constitucional que aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promover a integração social dos gafanhotos.

A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições que foram apurados retroativamente, pede falência.

A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.

O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais suspeitando de que as formigas tenham desviado recursos do FF5 (folhas fresca nº 5 de Banco Central) e declarando-as suspeitas de lavar folhas.

O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa.

A formiga pede ajuda da polícia e esta informa que não dispõe de efetivo para atender ocorrências desta natureza e também possui orientação em contrário do Secretário de Segurança, que deseja evitar confronto com o MST - MOVIMENTO DOS SEM TOCAS.

A formiga entra com recurso na Justiça para obter a reintegração da toca, mas é negado; o juiz invoca um novo ramo do direito, "O ECONÔMICO" e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca.

O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto.

O Ministério da Justiça, examinando folhas do Jornal Última Hora, descobre que o gafanhoto foi preso no passado, por promover algumas greves, assaltos e seqüestros (crimes políticos), e consegue sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito a indenização federal milionária, e pensão vitalícia.

Agora começa novamente o verão, as formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam...

Moral da História: Faça seu comentário.

http://www.doutrina.linear.nom.br - http://www.juizdeforasegura.blogspot.com.br

Cidades não recebem dinheiro do governo, e seca se agrava. Falta de investimentos faz prefeituras temerem próximo período de estiagem

Publicado no Jornal OTEMPO em 24/12/2012
JOHNATAN CASTRO

FOTO: BRUNO FIGUEIREDO - 17.10.2008
Drama. Cidades enfrentam dificuldades com abastecimento de água; no campo, animais estão morrendo de sede por causa da longa seca

Enquanto a chuva faz estragos em uma parte de Minas Gerais, em outra, o problema continua sendo a falta dela. Não há água para beber, animais estão morrendo e há perdas nas lavouras em diversas cidades mineiras. Muitos dos 122 municípios do Estado que decretaram situação de emergência por causa da seca ainda no início deste ano requisitaram verbas ao governo federal. Entretanto, chegado o período chuvoso, os recursos ainda não foram repassados.

Durante uma semana, a reportagem solicitou ao Ministério da Integração Nacional a lista de cidades que receberam ajuda em Minas, mas não obteve resposta. Porém, um levantamento divulgado recentemente mostrou que, dos 2.058 municípios em emergência no Brasil, 68% ficaram sem ajuda neste ano.

Em Monte Azul, no Norte do Estado, a pouca chuva que veio foi insuficiente para encher os reservatórios. "Não veio nenhuma ajuda. A sorte é que tínhamos os carros-pipa que serviam à zona rural", conta o chefe de gabinete Edson Silvestre Lages. O recurso citado por ele foi o mesmo apoio para a maioria dos municípios mineiros durante a estiagem. Disponibilizados pela Defesa Civil estadual, caminhões pipas, cestas básicas e galões de água ajudaram a amenizar o sofrimento da população.

"Mas essas coisas não são suficientes porque as comunidades são muitas e muito dispersas. Queríamos verbas para criar reservatórios de água e caixas d’água", diz a secretária municipal de Agricultura de Salinas, Maria Helena Silva. Na cidade, os rios Mumbuca e do Saco e outros córregos secaram. 

MORTE
Já o rebanho bovino da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, foi reduzido em 40%, segundo o diretor de Planejamento contra a Seca, Dimas Jardim. "Ainda tivemos uma queda na arrecadação por causa da redução do Fundo de Participação dos Municípios. Escolas ficaram sem água".

Em Coronel Murta, um projeto para a construção de pequenas barragens foi elaborado e enviado ao governo federal por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). "Seria uma forma de criar reservatórios de água para a população. Mas o projeto está parado", afirma o secretário de governo, José Carlos Barbosa.

A construção de uma nova represa também é o objetivo de Espinosa, no Norte. Mas faltam recursos. "A água que temos hoje é usada para irrigar plantações e tem agrotóxicos. Aqui, 50% das lavouras foram perdidas", diz o secretário municipal de Agricultura, Nilson Faber.


ANÁLISE
Falta de recursos e políticas paliativas acentuam problema

Especialistas afirmam que a indisponibilidade de recursos para os municípios atingidos pela seca pode perpetuar a pobreza entre a população das comunidades mais distantes e mais pobres do Estado.

De acordo com a coordenadora da Organização Não Governamental (ONG) Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Marilene Souza, é preciso estruturar esses municípios para combater a seca. "Temos na política pública, de um modo geral, o hábito de combater a seca não com ações permanentes, mas com medidas provisórias. Precisamos de ações que façam com que a comunidade não tenha falta de água na próxima seca", diz.

Com um trabalho que visa ensinar as comunidades a conviverem com o período de estiagem, a ASA investe em projetos para captação de água de chuva e instalação de caixas d’água. "Muitas cidades sofreram com a seca neste ano e gastaram muito os seus reservatórios de água. E, às vezes, a cidade não tem nem tecnologia para armazenar a água", explica.

O professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Henrique Jardim destaca que os investimentos em represas e barragens são algumas das alternativas que esses municípios poderiam buscar caso tivessem condições para isso. "As soluções técnicas são muitas. Mas o risco é produzido a partir do momento que você deixa de fazer essas coisas", afirma.

De acordo com ele, existem possibilidades mais baratas e que poderiam amenizar as consequências da seca, como a captação de água subterrânea. "O Norte de Minas tem um déficit hídrico bem acentuado, mas existem várias opções para resolver isso".

PM prendeu um dos assaltantes da Pizzaria

24/12/2012 -Juiz de Fora

Avenida Presidente Costa e Silva - São Pedro
No início desta segunda-feira(24), policiais militares efetuaram a prisão de um autor de assalto à uma Pizzaria.
Dois autores, um deles de posse de um revólver, surpreenderam as vítimas,41 e 45, anunciaram o assalto e subtraíram R$90,00.
Durante a fuga o condutor da motocicleta, Honda, CG 150, 2012, Preta, HMF 8693, perdeu o controle direcional e o veiculo tombou, ato continuo policiais conseguiram deter um dos autores (Daniel Basílio de Oliveira Silva,23), cujo APF foi lavrado na delegacia.
O comparsa, Jonathan Adriano da Silva Duque,19, empunhando uma arma de fogo conseguiu fugir, sendo os seus dados pessoais foram inseridos no BO.
Uma viatura da PMMG acidentou durante o atendimento da ocorrência, não houve pessoas lesionadas e a Perícia se fez presente por se tratar de veículo oficial.

Tentativa de homicídio no bairro Santos Dumont

24/12/2012 - Juiz de Fora
Rua Pedro Germano Caniato - Santos Dumont
Nessa noite de domingo(23), a vítima A.L.S,20, foi alvo de cinco disparos de arma de fogo.
Segundo testemunhas, o autor dos disparos seria conhecido pela alcunha de "Bocão".
A motocicleta Honda,NX-4, Falcon 1999, azul, GLS 6899,teria sido utilizada por dois indivíduos e durante o rastreamento foi localizada,abandonada, sendo apreendida
A vítima foi atingida no rosto,socorrida ao HPS pelo RESGATE (USA 01), permaneceu internada para ser submetida a cirurgia.
O fato foi registrado na delegacia.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Doze pessoas são presas e 1500 pedras de crack apreendidas. Prisão foi na bairro Conferência Cristo Rei em Montes Claros.

23/12/2012 

Do G1 Grande Minas

Após uma denúncia anônima a Polícia Militar de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, prendeu 12 pessoas envolvidas com tráfico de drogas. O fato ocorreu na manhã deste domingo (23).

Segundo o Sargento Jordelino, do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (GEPAR), ao chegar no bairro Conferência Cristo Rei, os militares se depararam com vários elementos embalando crack para a venda. Foram apreendidas cerca de 1.500 pedras da droga prontas para o consumo, além de outra grande quantidade que ainda estava sendo embalada.

Todos os envolvidos foram presos e conduzidos para a delegacia de plantão.

Escritor Lêdo Ivo passa mal em restaurante e falece na Espanha

23/12/2012 
Waldson Costa
Do G1 AL
Escritor alagoano Lêdo Ivo morreu aos 86 anos(Foto: Ricardo Lêdo/Gazeta de Alagoas/Cortesia)

A literatura alagoana e brasileira estão de luto. Morreu, na madrugada deste domingo (23), em Sevilha, na Espanha, o escritor alagoano Lêdo Ivo, de 86 anos.

Segundo informações de familiares, o jornalista passou mal quando almoçava num restaurante, ele seguiu até o hotel onde recebeu atendimento médico, mas acabou falecendo antes mesmo de ser encaminhado ao hospital da cidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“Ele estava na cidade espanhola a passeio, onde passaria o Natal com alguns familiares, e retornaria nas próxima semana para Maceió, para cumprir sua agenda de trabalho”, disse a sobrinha do escritor, Laudicéia Eurídice Ivo.

Familiares estão resolvendo os trâmites legais para trazer as cinzas do escritor para o Brasil. "Provavelmente Lêdo Ivo será cremado. Quanto as homenagens, familiares e amigos estão se mobilizando para realizar missa no Rio de Janeiro e em Maceió", completou Laudicéia Ivo ao enfatizar que ainda não há horário para os restos mortais do escritor chegar no Brasil.

Legado
Lêdo Ivo nasceu em Maceió. Poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e ensaísta, ele foi eleito em 1986 para ocupar a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras.

A Serpente e o Vagalume (qq semelhança com fatos reais será mera coincidência!?...)

23/12/2012
 
Imagem: Internet
Reza a lenda que certa vez uma serpente começou a perseguir um Vagalume. Ele fugia rápido, com medo da feroz predadora; e a serpente não pensava em desistir. 
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada…
No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra:

- Posso fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente a ninguém mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar.

- Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.

- Eu te fiz algum mal?
- Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…

PENSE NISSO
Fonte: Valor da Amizade - Comunidade do Orkut

Corpo de Bombeiros realiza Operação Veranico em Nova Serrana, MG

22/12/2012 

Do G1 Triângulo Mineiro

O calor combinado com um feriado prolongado é uma boa pedida para aproveitar as áreas de lagos e cachoeiras da região. Para evitar ocorrências como o afogamento o Corpo de Bombeiros de Nova Serrana, no Centro-Oeste, que atende 14 cidades da região, realiza desde sexta-feira (21) a Operação Veranico.

"Vamos intensificar os trabalhos com a finalidade de dar mais segurança à população. Estaremos fazendo a Operação Veranico para fiscalizar locais onde é proibido a prática da natação e em locais que é permitido para oferecer mais segurança", disse o sargento Alex Corrêa.

Além da operação, serão intensificados os trabalhos nas rodovias. "A malha viária é com certeza o que mais preocupa porque as pessoas transitam muito, por isso o comando esse ano resolveu colocar o Corpo de Bombeiros mais próximo da população nas rodovias", copletou o sargento.

Nessa primeira semana, a operação segue até terça-feira (25). Depois, a ação continua de 28 de dezembro a 1º de janeiro.

Batidas matam ao menos 11. Oito morreram no Sul do Estado; em Igarapé, vítimas eram duas crianças


Publicado no Jornal OTEMPO em 23/12/2012

LUCAS SIMÕES

FOTO: HÉLDER ALMEIDA/FOLHA DA MANHA
Itaú de Minas. Um casal morreu após o carro em que estava bater de frente com um micro-ônibus

A saída para o feriado de Natal foi marcada por saldo de ao menos 11 mortos nas rodovias mineiras, entre a noite de anteontem e a manhã de ontem. Somente no Sul do Estado, onde choveu muito, oito pessoas morreram. Na batida mais grave, próximo à rodoviária de Alfenas, três familiares morreram após o motorista perder o controle do carro e provocar um acidente ao invadir a contramão, na MG-184.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Ivan Gomes, 29, que dirigia um Polo, atingiu um ônibus intermunicipal, que levava 30 pessoas, por volta de 1h. Luana Garcia de Paula, 20, Lucas Elias Garcia de Paula, 21, e Karoline Ester Ribeiro, 13, passageiros do carro, morreram na hora. 

"Foi uma tragédia. Só conseguimos retirar os corpos hoje (ontem) de manhã. Tivemos muito trabalho para cortar as ferragens", contou o sargento Marcelo Anderson, do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Alfenas. Com fratura na mandíbula, o motorista do Polo foi levado ao Hospital Alzira Velano, em Alfenas, e não corre risco de morrer. Ninguém do ônibus ficou ferido.

Cerca de uma hora depois, também na MG-184, entre Alterosas e Areado, na mesma região, uma ultrapassagem proibida resultou na morte de duas pessoas. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), após ultrapassar um caminhão, o policial Maycon Fernandes de Oliveira, 22, bateu de frente com uma caminhonete Strada, dirigida por uma adolescente de 17 anos. A adolescente e o militar morreram na hora. Uma amiga da garota, que não teve a identidade revelada, foi levada para o Hospital Alzira Velano, em estado grave.

Passos. Na MG-50, entre Passos e Itaú de Minas, também no Sul, um casal natural de Sergipe morreu após bater de frente com um micro-ônibus. Segundo os bombeiros, Tárcio Antonio de Lima, 42, e Paulina Maia da Silva Lima, 45, voltavam de uma festa de trabalho, por volta das 22h de anteontem, e foram surpreendidos por um carro que tentava fazer uma ultrapassagem próximo a uma curva acentuada. O condutor do outro carro não se feriu.

Também em Passos, na MG-50, Marcelo Oliveira, 38, morreu após o carro que ele conduzia, um Gol, bater de frente com um micro-ônibus. Segundo a PMRv, o motorista do ônibus disse que jogou o veículo para contramão após uma freada brusca de um veículo que seguia à sua frente. Ninguém no micro-ônibus se feriu.

Dois meninos morrem em Igarapé
Duas crianças morreram após o tombamento de um caminhão na BR-381, na altura do município de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, às 11h20 de ontem. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os dois meninos, um de 11 anos e um de 8, estavam no caminhão na hora do acidente e morreram no local.

Ferido, o motorista do veículo foi socorrido pelo serviço da Autopista Fernão Dias, que administra a via. 

A causa do tombamento e o estado de saúde da vítima não foram informados. (Luciene Câmara)

FOTO: ANGELO PETTINATI
Segundo alguns passageiros, terminal ainda está desorganizado

JOSÉ CÂNDIDO DA SILVEIRA
Usuários reclamam de estrutura na nova rodoviária

Na primeira operação de feriado da nova rodoviária José Cândido da Silveira, no bairro Santa Inês, na região Leste de Belo Horizonte, passageiros reclamaram da falta de estrutura do terminal. Eles dizem que existem má organização das partidas e chegadas de ônibus e faltam lanchonetes e cobertura de em parte do local. 

"Isso aqui não existe, é bem pior do que o terminal do bairro São Gabriel (na região Nordeste). Os ônibus não são anunciados, temos que ‘correr atrás’ para saber se é o que está indicado na passagem", critica o metalúrgico Valdomiro Martins, 54. A dona de casa Jucerlane Silva Santos, 22, disse que prefere a rodoviária do centro. "Aqui, o assento é ruim e não há lanchonete", critica. Os três pontos de alimentação mais próximas estão no terminal do metrô.

Congestionamento
Ontem, a saída para o feriado provocou caos nas principais saídas da capital, com congestionamentos que chegaram a 35 km, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Por volta das 18h, a fila de carros chegava a 13 km na BR-381, a partir de Betim, no sentido capital, devido a um caminhão com problemas mecânicos. (Juliana Gontijo)

O Guaraná - Lenda Brasileira - Amazônia

23/12/2012
Há muitos anos, vivia na selva um casal de índios jovens, muito feliz. Faltava apenas uma coisa para sua felicidade ser completa: um filho. 
Resolveram pedir a Tupã, que lhes premiou com um menino perfeito. 
O menino foi crescendo forte e sadio, bondoso e inteligente. 
Ele ficava intrigado com Jurupari, o espírito do mal. Como ninguém queria lhe queria falar sobre ele, era o único segredo da floresta que desconhecia. 
Um dia, a boa fama do menino chegou a Jurupari, que começou a observá-lo de perto, pois podia assumir a forma que queria, inclusive tornar-se invisível. Quanto mais observava o menino, mais raivoso ficava. Morria de inveja. Pensava: - Preciso acabar com este menino.... Não pode existir uma pessoa tão perfeita! Jurupari não encontrava maneira de prejudicá-lo. 
Na mata o menino era procurado pelos animais e pelas aves, ficando no meio deles, acariciando suas cabeças. Ele adorava comer frutos maduros, o que deu uma ideia a Jurupari: - Vou transformar-me em cobra e o matarei! 
Um dia o menino subiu em uma árvore para comer frutos e Jurupari, transformado em cobra, se aproximou. O menino não temia nenhum animal da floresta, pois conhecia seus segredos e sabia lidar com eles; o único segredo que desconhecia, que os mais velhos não lhe falaram, foi que Jurupari podia transformar-se em qualquer coisa. 
Quando o menino estava descendo da árvore, foi atacado pela serpente. 
Mais tarde, quando foram procurar o menino, os índios o encontraram caído, com os olhos revirados para trás, as frutas jogadas no chão. Foi uma tristeza generalizada. 
Um dos índios mais velhos disse: - Foi Jurupari! 
Era o único segredo da selva que o menino não conhecia... Todos choravam. De repente o ruído de um trovão se fez ouvir, num dia de céu limpo, sem nuvens. Todos se assustaram, menos a mãe do menino, que compreendeu a mensagem: - É a voz de Tupã, que quer compensar-nos por nossa perda. Deseja que plantemos os olhos do meu filho. Diz que deles brotará uma planta milagrosa, cujos frutos nos farão felizes. 
Os índios enterraram os olhos do menino, e deles nasceu o guaraná, que se assemelhava muito aos olhos do indiozinho. “Guará” => o que tem vida, gente “Na” => igual, semelhante Guaraná quer dizer: bagos iguais a olhos de gente.
Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/1729159-lendas-brasileiras-guaran%C3%A1-

Gregório de Matos Guerra - Salvador, 23 de dezembro de 1636– alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa

23/12/2012
Clique Aqui Biografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_de_Matos