domingo, 23 de dezembro de 2012

O Guaraná - Lenda Brasileira - Amazônia

23/12/2012
Há muitos anos, vivia na selva um casal de índios jovens, muito feliz. Faltava apenas uma coisa para sua felicidade ser completa: um filho. 
Resolveram pedir a Tupã, que lhes premiou com um menino perfeito. 
O menino foi crescendo forte e sadio, bondoso e inteligente. 
Ele ficava intrigado com Jurupari, o espírito do mal. Como ninguém queria lhe queria falar sobre ele, era o único segredo da floresta que desconhecia. 
Um dia, a boa fama do menino chegou a Jurupari, que começou a observá-lo de perto, pois podia assumir a forma que queria, inclusive tornar-se invisível. Quanto mais observava o menino, mais raivoso ficava. Morria de inveja. Pensava: - Preciso acabar com este menino.... Não pode existir uma pessoa tão perfeita! Jurupari não encontrava maneira de prejudicá-lo. 
Na mata o menino era procurado pelos animais e pelas aves, ficando no meio deles, acariciando suas cabeças. Ele adorava comer frutos maduros, o que deu uma ideia a Jurupari: - Vou transformar-me em cobra e o matarei! 
Um dia o menino subiu em uma árvore para comer frutos e Jurupari, transformado em cobra, se aproximou. O menino não temia nenhum animal da floresta, pois conhecia seus segredos e sabia lidar com eles; o único segredo que desconhecia, que os mais velhos não lhe falaram, foi que Jurupari podia transformar-se em qualquer coisa. 
Quando o menino estava descendo da árvore, foi atacado pela serpente. 
Mais tarde, quando foram procurar o menino, os índios o encontraram caído, com os olhos revirados para trás, as frutas jogadas no chão. Foi uma tristeza generalizada. 
Um dos índios mais velhos disse: - Foi Jurupari! 
Era o único segredo da selva que o menino não conhecia... Todos choravam. De repente o ruído de um trovão se fez ouvir, num dia de céu limpo, sem nuvens. Todos se assustaram, menos a mãe do menino, que compreendeu a mensagem: - É a voz de Tupã, que quer compensar-nos por nossa perda. Deseja que plantemos os olhos do meu filho. Diz que deles brotará uma planta milagrosa, cujos frutos nos farão felizes. 
Os índios enterraram os olhos do menino, e deles nasceu o guaraná, que se assemelhava muito aos olhos do indiozinho. “Guará” => o que tem vida, gente “Na” => igual, semelhante Guaraná quer dizer: bagos iguais a olhos de gente.
Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/1729159-lendas-brasileiras-guaran%C3%A1-

Nenhum comentário:

Postar um comentário