quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Araçatuba é a cidade na região que mais registrou casos de dengue. Neste ano, foram mais de 500 casos, contra 71 registros em 2011.

25/12/2012 
Do G1 Rio Preto e Araçatuba
A região noroeste paulista chega ao fim do ano com uma preocupação: o avanço da dengue. Em São José do Rio Preto (SP) duas pessoas morreram por causa da doença. Apesar das vítimas, a cidade que mais registrou casos em 2012 foi Araçatuba (SP). O aumento passa dos 600%.

A aposentada Mirian Silva Barbosa já teve dengue duas vezes. E depois disso, nunca mais se descuidou do quintal. “Olho sempre os pratos das plantas e coloco também pouca água na planta”, afirma.

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba fizeram bloqueio em bairros onde há casos suspeitos. Mesmo com esse trabalho, a cidade fecha o ano com números alarmantes. Segundo balanço feito pela Secretaria de Estado da Saúde, foram 71 casos confirmados em 2011, contra mais de 500 neste ano.

Em toda região de Araçatuba, que abrange 41 municípios, o avanço da doença foi ainda mais expressivo. De 785 casos em 2011 contra quase 1,4 mil em 2012, cerca de 42% a mais. E o que preocupa, é o aparecimento do vírus tipo quatro. “É uma dengue com todos os sintomas que conhecemos, mas pode haver o agravante da hemorragia”, diz a chefe do Centro de Controle de Zoonoses Edna Vargas.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, a falta de consciência da população continua sendo a grande responsável pelo aumento de casos. Já que de acordo com um levantamento, a maior quantidade de larvas do mosquito é encontrada pelas equipes, dentro das casas.

A região de São José do Rio Preto (SP) apresentou melhores dados. A quantidade de casos despencou de 3,6 mil em 2011 para pouco mais de 600 neste ano. Na cidade de Rio Preto, apesar de duas mortes terem sido registradas em 2012, contra uma no ano passado, houve queda de 132% no número de casos positivos, com 821 em 2011 e 353 em 2012.

Em Votuporanga houve um pequeno aumento de 10 para 12 casos positivos. E com a chegada do verão os bloqueios devem ser intensificados. “São ações que estamos executando todo ano. A população é a principal arma no combate da dengue”, diz Edna.
Agente da saúde de Araçatuba faz inspeção em bairro da cidade (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário