JUIZ DE FORA - 30/6/2017 - 17:29
A partir da próxima semana, terá início o programa de “Formação do Espectador”, com o objetivo de desenvolver ações pedagógicas e formativas com professores e alunos. A princípio, o programa será pensado especialmente para a educação municipal, mas também abrange outras redes. A capacitação é uma ação integrante do projeto de pesquisa do professor Cristiano Fernandes para o Mestrado Profissional em Artes pela UFMG.
A “Formação do Espectador” será inaugurada na segunda-feira, 3, com a “Caravana de Histórias”, que se baseia na literatura para criar um universo lúdico que une a contação de histórias ao teatro e à música. O grupo apresentará o espetáculo “Se Bicho Eu Pudesse Ser”, às 19 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira” (Praça CEU), localizado no Bairro Benfica. A entrada é franca, e a apresentação é aberta ao público.
As alunas do curso de magistério da Escola Estadual “Presidente Costa e Silva”, do mesmo bairro, participarão da apresentação. Elas tiveram a oportunidade de ampliar seu olhar artístico, observar a narração de histórias, a escolha do figurino e o uso dos objetos cênicos, envolvendo-se em todo o processo de criação do grupo de contação de histórias. Ao final do espetáculo, haverá um bate-papo entre as futuras professoras, que discutirão a autonomia interpretativa do espectador com o público presente.
De acordo com o responsável pelo programa e diretor da “Caravana de Histórias”, Cristiano Fernandes, a formação do espectador não somente possibilita que a população assista a um espetáculo, mas também trata da intimidade e dos laços afetivos ocasionados pelas apresentações culturais e estabelece diálogos entre o público e a obra de arte.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário