sexta-feira, 30 de junho de 2017

Museu Mariano Procópio solicita cartas de Dom Pedro II ao Ibram

JUIZ DE FORA - 30/6/2017 - 16:26

Após receber cartas de Dom Pedro II que estavam em posse do Governo russo, o Governo brasileiro decidiu levar os itens para algum Museu histórico nacional. A Fundação Museu Mariano Procópio entrou em contato com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para manifestar o interesse em guardar as cartas em seu acervo.

As cinco cartas, presenteadas pelo presidente russo Vladmir Putin, tratam de correspondências enviadas por Dom Pedro II ao Czar Nicolau II (1868-1918), último imperador, destronado durante a Revolução Russa. Os documentos foram adquiridos por Putin nos Estados Unidos.

Na reserva técnica do Museu Mariano Procópio estão documentos, fotografias, gravuras, móveis e outras peças relacionadas ao império brasileiro. No acervo, estão cartas trocadas entre Dom Pedro II e seu pai, o imperador Dom Pedro I, e correspondências trocadas entre Dom Pedro I e a amante, Domitila, a Marquesa de Santos. Esses registros são fontes para estudos que auxiliam na compreensão da história do Brasil, podendo ser acessados para a realização de trabalhos acadêmicos. A guarda de outros documentos desse período, dada sua relevância histórica e cultural, agregaria um valor ainda maior para o acervo do Museu

* Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio, no telefone: 3690 2004.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário