sábado, 31 de outubro de 2015

6º Ciclo de Palestras começa na próxima terça-feira

JUIZ DE FORA - 30/10/2015 - 15:25
Notícias de: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Terá início, na próxima terça-feira, 3 de novembro, às 18h30, no Centro de Formação do Professor (CFP), o “6º Ciclo de Palestras: Docência e Experiência Estética”. A iniciativa da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), busca aperfeiçoar os professores para o ensino no campo literário e artístico, refletindo na melhoria da prática pedagógica em sala de aula.

A abertura do evento contará com a apresentação de dança “A Cara do Brasil”, do Espaço Arte Cultural “Pires Basílio”, seguida da palestra “Ecossistema Artístico e Experiência Estética: Prática Artística e Metodologia de Pesquisa”, com a professora doutora Lucia Gouvêa Pimentel, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 4, haverá a performance “Se Bicho eu Pudesse Ser”, do grupo Caravana das Histórias, formado por professores da rede municipal de ensino, com direção de Cristiano Fernandes. Em seguida, a palestra “Educação Musical: Para a Música ou Para a Vida?”, com a professora doutora Maria Cecília Cavaliere, da MUS Produção e Consultoria em Educação Musical.

No dia 5, os participantes do ciclo assistirão à apresentação do Grupo Cantoria, formado por servidores da SE, com direção de Fabrícia Valle. O encerramento será a palestra “Linhas da vida, tramas da Arte: entrelaçando histórias”, com a professora mestre Cláudia Carvalho Gaspar Cimino, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todas as apresentações acontecerão às 18h30, no CFP, na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro.

O objetivo das articulações da docência e da experiência estética com a arte, que serão destacadas nas palestras, é reforçar o professor como mediador nos processos de inserção e de apropriação artístico-cultural por parte de seus alunos, estimulando assim a reflexão sobre a arte como uma área do conhecimento que é indispensável à formação humana.

*Informações com a Assessoria da Secretaria de Educação, pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário