26/10/2012
Cida Santana
Do G1 Grande Minas
Bombeiros de Montes Claros completam 50 anos (Foto: Divulgação)
Uma das instituições mais respeitadas e admiradas em todo Brasil. Assim pode ser definido o Corpo de Bombeiros. Seu lema é salvar vidas. Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas Gerais, a entidade completa, nesta sexta-feira (26), 50 anos de atuação.
Bombeiros de Montes Claros em 1962 (Foto: Divulgação)
A corporação iniciou suas atividades na cidade em outubro de 1962. No início o efetivo era de apenas 32 bombeiros voluntários.
Cinquenta anos depois, o Sétimo Batalhão de Bombeiros, conta com um efetivo de 518 militares. Atende um total de 136 municípios e uma população de 2.432.781 habitantes, constituindo assim a maior área de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.
Ao longo de meio século de história, muitas vidas foram salvas enquanto outras vieram ao mundo com a ajuda dos profissionais dos Bombeiros. Experiências como estas são relatadas pelos agentes da corporação.
Sargento kollek (Foto: Divulgação)
O sargento Kollek Pereira da Silva entrou para Corpo de Bombeiros em 2002 atendendo a um pedido da mãe que tinha parentes na corporação. Ele não imaginava que iria se apaixonar pela profissão. “Hoje não me imagino fazendo outra coisa. Com o tempo aprendi a amar o meu trabalho. Não existe nada mais gratificante que ajudar o próximo e salvar a vida das pessoas”, diz o sargento.
Segundo ele é comum atender chamados de paradas cardiorrespiratórias, mas uma em especial marcou seu trabalho. “Foi um rapaz de 33 anos que sofreu parada cardiorrespiratória. As pessoas achavam que não tinha mais jeito, mas nós conseguimos reanimá-lo. Esse fato marcou minha vida”, relata.
Parto dentro da viatura (Foto: Divulgação)
Parto na viatura
O relato de sargento Prates, bombeiro militar há oito anos, também mostra a importância do trabalho dos bombeiros. Em 2008, ele recebeu um chamado de emergência dizendo que uma mulher estava preste a dar a luz no bairro Esplanada, região leste de Montes Claros.
"Foi muito emocionante. No caminho do hospital, dentro do carro, vi que o bebê estava nascendo. Ajudei a criança a nascer. Isso marcou para sempre minha vida. Não tem dinheiro que pague a sensação de ajudar alguém vir ao mundo. Sou feliz na corporação e não pretendo mudar de profissão", diz o sargento.
O comandante do Sétimo Batalhão Bombeiro Militar de Montes Claros, Major Sérgio Ricardo, disse que é uma honra estar á frente da corporação no momento em que a entidade completa 50 anos.
Comandante do Bombeiro, Major Sérgio Ricardo(Foto: Divulgação)
“É com muita satisfação que estou à frente da corporação em uma data tão especial. Tantos outros trabalharam para que os Bombeiros conseguissem êxito durante todos esses anos. Só temos a agradecer a população pelo respeito. Vamos continuar trabalhando para salvar vidas, que é nosso objetivo”, disse o comandante.
Solenidade
Para comemorar o cinquentenário da instalação do Corpo de Bombeiros no município de Montes Claros, o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar realiza um evento alusivo à data. O evento aconteceu nesta sexta-feira (26) às 10:00h, no espaço OAB.
Na oportunidade, serão agraciadas várias personalidades, entre militares do Corpo de Bombeiros, entidades públicas e civis. As comendas reconhecem as ações realizadas pelos homenageados em prol da corporação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário