quinta-feira, 22 de agosto de 2013

JF - Iniciada demolição de imóveis da cracolândia

22 de Agosto de 2013 - Juiz de Fora 

Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (22) a demolição do complexo de lojas abandonadas nas ruas Benjamin Constant e José Calil Ahouagi, área que havia se transformado em um cracolândia na região central. Na quarta (21), a Prefeitura havia determinado o prazo de até 72 horas para que o processo fosse realizado sendo que, posteriormente, deverá ser feito o devido cercamento no local. A decisão foi baseada em laudo da Defesa Civil, que apontou risco de parte das lojas vir abaixo. A previsão é de que os trabalhos sigam até o final do dia. Ainda não foi divulgada informação sobre prazo para término da obra, mas a expectativa é de que o processo seja realizado em cinco dias.

22/08/2013- Claude-Achille Debussy recebe homenagem em Doodle do Google aos 151 anos de seu nascimento

22/08/2013

Claude-Achille Debussy (Saint-Germain-en-Laye, 22 de Agosto de 1862 — Paris, 25 de Março de 1918) foi um músico e compositor francês.

A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos e outros. Do Prélude à l'après-midi d'un Faune ("Prelúdio ao entardecer de um Fauno"), com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jeux ("Jogos"), toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.

A vocação musical do jovem foi descoberta por Mme Fauté de Fleurville, que o preparou para o Conservatório, onde foi admitido em 1873.

Em 1884 recebe o Grande Prêmio de Roma de composição. Viaja para Moscou, com Mme von Meck, protetora de Tchaikovsky, interessando-se pela obra do então desconhecido Mussorgsky, que o influenciará.

Após uma estada na villa Médici, em Roma, retorna a Paris, em 1887, entrando em contato com a vanguarda artística e literária. Frequenta osmardis de Mallarmé (reuniões semanais realizadas às terças-feiras, na casa do poeta simbolista Stéphane Mallarmé). No mesmo ano conhece Brahms, em Viena. Em 1888 ouve, em Bayreuth, Tristão e Isolda, de Wagner, que lhe causa profunda impressão. Em Paris, na exposição de 1889, ouve música do Oriente.

Por volta de 1887, inicia uma relação com Gabrielle Dupont. Os dois viverão juntos durante quase dez anos - Debussy levando uma vida boêmia.
A casa de Bichain, onde Claude Debussy passou os verões de 1902 a 1904.
Debussy, no verão de 1893, na casa de seu amigo Ernest Chausson.

Debussy se separa de Gabrielle para se casar, em 19 de outubro de 1899 em Paris, com Marie-Rosalie (Lilly) Texier, uma costureira de Bichain, um povoado de Villeneuve-la-Guyard (Yonne), a 80 km ao sul de Paris, onde ele passará os verões de 1902 a 1904. Lá, Debussy compõe a maior parte deLa Mer.

Quatro anos mais tarde, ele encontra Emma Bardac, esposa de um banqueiro e ex-amante de Gabriel Fauré, iniciando com ela uma nova relação sentimental. Deixa, então, Lilly, que, abalada pela separação, tenta se matar com um tiro no peito mas sobrevive. O caso provoca um escândalo, e Debussy é duramente criticado por sua atitude, mesmo pelos amigos mais próximos. De todo modo, ele consegue o divórcio e se casa com Emma em 1908. O casal terá uma filha, Claude-Emma Debussy, apelidada de Chouchou, nascida em 30 de outubro de 1905, a quem ele dedica sua suíte para piano Children's Corner, composta entre 1906 e 1908.
Emma Bardac, por Léon Bonnat (1903).

A vida de Debussy corre sem grandes acontecimentos, excetuando-se o escândalo doméstico do seu divórcio e a tumultuada estreia de Pelléas et Mélisande, em 1902.

Em 1909, Debussy soube que sofria de câncer

A maior parte de sua obra tardia constitui-se de música de câmara, incluindo três extraordinárias sonatas para violoncelo, para violino e para flauta, viola e harpa. Com o organismo solapado pelo câncer, Debussy trabalhou com notável coragem. A eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, roubou-lhe todo o interesse pela música. Após um ano de silêncio, ele percebeu que tinha de contribuir para a luta da única maneira que podia, "criando com o melhor de minha capacidade um pouco daquela beleza que o inimigo está atacando com tanta fúria." Uma de suas últimas cartas fala de sua "vida de espera - a minha existência sala de espera, eu poderia chamá-la - porque sou um pobre viajante esperando por um trem que não virá." Seu último trabalho, a Sonata para Violino e Piano L 140, foi executado em maio de 1917, com ele ao piano. Ele tocou essa mesma peça em setembro, em Saint-Jean-de-Luz. Foi a última vez que tocou em público.

Debussy morreu em 25 de março de 1918, durante o bombardeio de Paris, durante a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial. Encontra-se sepultado no Cemitério de Passy, em Paris. Pouco tempo depois, em 14 de julho de 1919, também morreria sua filha, Chouchou, de difteria. Ela foi sepultada no túmulo de seu pai, em Passy.

Obra
À exceção de algumas peças mais conhecidas, Debussy deixou obra pouco acessível, pelo caráter inovador. Para o grande público seu nome está ligado aos sketches sinfônicos de La Mer (1905), ao terceiro movimento da Suite bergamasque (1809-1905), Luar, aos noturnos para orquestra e algumas peças dos Prelúdios para piano. É o Debussy impressionista, autor de uma música vaga 'que se ouve com a cabeça reclinada nas mãos', segundo Cocteau.

O impressionismo de Debussy residiria no caráter fluido e vago, de seus sutis joguinhos harmônicos, em que a melodia parecia dissolver-se. Mas essa fluidez era a aparência, como depois se viu. A melodia não se dissolveu propriamente, mas libertou-se dos cânones tradicionais, das repetições e das cadências rítmicas. Debussy não seguiu também as regras da harmonia clássica: deu uma importância excepcional aos acordes isolados, aos timbres, às pausas, ao contraste entre os registros. Trouxe uma nova concepção de construção musical, que se acentuou na sua última fase. Por isso foi incompreendido. O que não lhe desagradaria, pois ele mesmo propôs, certa vez, a criação de uma 'sociedade de esoterismo musical'.

A obra de Debussy é bastante diversificada, do ponto de vista dos gêneros e das formas que utilizou. Não se pode dizer que tenha sido compositor essencialmente vocal ou instrumental, sinfônico ou de câmara, pois todas as suas obras, em que pese a diversidade de meios que utilizou, parecem transmitir a mesma mensagem. A abertura de um universo sonoro inteiramente novo, em que a sugestão ocupou o lugar da construção temática e definida. De modo geral, sua obra pode ser dividida em música para orquestra, música de câmara e para instrumentos solo, música para piano, canções e música coral, obras cênicas e música incidental.

Música orquestral
A música orquestral de Debussy é a que corresponde melhor à sua imagem de impressionista. Em 1894, o "Prelúdio à tarde de um fauno", baseado no poema de Mallarmé, causou estranheza pela 'ausência de melodia': Debussy lançou na verdade, a sugestão de um tema melódico, sem desenvolvimento. Os Noturnos (1893-1899), O mar e Imagens para orquestra (1909) pareciam confirmar a imagem do músico vago, cujas melodias não tinham contornos definidos e cuja construção harmônica parecia desarticulada: o tom poético dos títulos confirmaria a imagem de uma música 'literária'. Mas a poesia estava na música, na liberdade melódica, na pesquisa dos timbres, numa nova construção harmônica. O efeito disso era uma nova e estranha sonoridade.

Música de câmara
A música de câmara e para instrumentos solistas é uma seção reduzida na obra de Debussy. Em 1893 compõe o Quarteto para cordas em sol menor, obra singular cuja construção difere essencialmente do quarteto clássico beethoveniano. Também as três sonatas do seu período final foram construídas segundo princípios inteiramente diversos da sonata clássica vienense, mas por outros motivos. Foram compostas no período da guerra, e Debussy, nacionalista intransigente, rejeitou os princípios da sonata clássica vienense para recuperar a forma cíclica da sonata francesa. As três sonatas (1915-1917), parte de um ciclo que ficou incompleto, para instrumentos diversos, das quais a mais importante é a Sonata para piano e violino, são obras avançadas, com asperezas inéditas em sua música anterior. Entre as composições para instrumento solo destaca-se, em estilo semelhante, Syrinx, para flauta desacompanhada.

Música para piano
A música pianística é uma seção importante na obra de Debussy. São conhecidas sobretudo as coleções Suite Bergamascque, Estampas (1903), Imagens (1905-1907), Canto das crianças (1906-1908) e os Estudos (12) I e II (1915). Da Suite Bergamascque aos Estudos a evolução é marcante: os títulos poéticos desaparecem. Os títulos técnicos dos estudos (notas repetidas, sonoridades opostas, escalas cromáticas, etc.) apenas revelam a consciência técnica inovadora que se ocultava atrás de títulos poéticos como Jardins sob a chuva, Sinos por entre as folhagens, A catedral submersa, YA., em outros conjuntos (Estampas, Imagens, etc.).

No último período, não só a música pianística se torna mais abstrata como também mais áspera na pesquisa de novos timbres. Finalmente, em Seis Epígrafes Antigas e Em Branco e Negro, ambos de 1915, Debussy retorna às fontes clássicas francesas, Couperin e Rameau.

Música vocal
Debussy começou a sua carreira compondo música vocal, persistindo no gênero até os últimos anos de criatividade. O acervo é grande, incluindo a musicalização de muitos poetas. Entre as coleções mais célebres estão os Cinco poemas de Baudelaire (1887-1889), Arietas esquecidas (1888), de Verlaine, as Canções de Bilitis (1897), de Pierre Louys, e as Três baladas de François Villon (1913). A técnica melódica de Debussy fundamenta-se na melodia dos próprios versos, mas, nas baladas de Villon, nota-se a evolução para um severo despojamento.

Ópera e balé
Em 1902, a estréia da ópera Pelléas et Mélisande, sobre texto de Maeterlinck, causou estranheza: era quase uma antiópera, que se pretendia anti-wagneriana na sua extrema contenção de texto declamado. Nela Debussy voltou-se contra toda a tradição dramática, de Berlioz a Wagner.
Anos depois, em 1911, O martírio de São Sebastião é uma obra cênica ainda mais insólita. Da mesma época é a música para balé Jeux (1912), obra de surpreendentes inovações e de grande complexidade harmônica.

Na astronomia
O asteróide 4492 recebeu o nome de Debussy, em homenagem ao compositor. O nome de Debussy também foi dado a uma cratera do planeta Mercúrio, com mais de 80 km de diâmetro. A cratera foi formada possivelmente pela colisão de um meteoro e é caracterizada por sulcos que, a partir dela, se estendem por vários quilômetros, o que seria uma metáfora da influência do músico.
Wikipédia 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Polícia Civil apreendeu 48 máquinas caça-níqueis

21 de Agosto de 2013 - Juiz de Fora 

Por Tribuna

Quarenta e oito máquinas caça-níqueis foram apreendidas, na tarde desta quarta-feira (21), em Juiz de Fora. A operação da 7ª Delegacia de Polícia Civil ocorreu em diversos pontos do Centro, sendo dois apartamentos na Rua Santa Rita e uma sala comercial do Edifício Alber Ganimi, na Avenida Rio Branco. Cerca de dez investigadores participaram da ação, que ocorreu simultaneamente também em outros locais suspeitos, onde os equipamentos não foram localizados. Ninguém foi detido durante a operação.

Nos dois imóveis da Rua Santa Rita, um na parte baixa e outro na parte alta da via, onde foram localizadas 33 máquinas, a contravenção é reincidente. Em um dos apartamentos foi a terceira vez que a polícia flagra a prática de jogo de azar, em um intervalo de duas semanas. No outro, as máquinas foram encontradas pela segunda vez em igual período.

A suspeita é que os envolvidos tenham saído dos locais minutos antes da chegada dos policiais, porque os investigadores encontraram bitucas de cigarro acesas e café quente nos copos. O delegado Armando Avolio diz que ainda não é possível saber se há um ou vários responsáveis pelo jogo no Centro de Juiz de Fora.

Mensalão: Supremo mantém pena do ex-deputado Bispo Rodrigues e a situação de Dirceu se complica

21/08/2013
André Richter
Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a pena do ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ), atual PR, na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele foi condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O placar final ficou 8 a 3 pela manutenção da pena.

O julgamento do réu foi retomado hoje (21), após ter sido interrompido pelo bate-boca entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, na semana passada.

Bispo Rodrigues foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 150 mil do esquema. Segundo o MPF, o saque foi feito em uma agência do Banco Rural, em dezembro de 2003.

No recurso, o principal argumento utilizado pela defesa é que houve uma falha no cálculo da pena de corrupção passiva. Segundo a defesa, ele foi condenado com base em uma legislação mais rígida que trata do crime de corrupção passiva, e o recebimento do dinheiro teria ocorrido na vigência de legislação mais branda.

LEI NOVA

Os ministros discutiram a aplicação da Lei 10.763. A lei entrou em vigor no dia 12 de novembro de 2003, e aumentou a pena para o crime de corrupção de um a oito anos para dois a 12 anos de prisão.

O julgamento foi retomado com o voto do ministro Ricardo Lewandowski. Ele aceitou o recurso do ex-deputado por entender que o crime de corrupção ocorreu durante a vigência da legislação antiga. “O crime de corrupção ocorreu no momento em que o embargante prometeu vender seu apoio político, ainda em 2002”, concluiu.

O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, que votou na sessão anterior, reafirmou que a única prova apresentada pelo Ministério Público comprovou que Rodrigues recebeu o dinheiro em dezembro de 2003, quando a lei mais rígida estava em vigor.

Em seguida, o ministro Luis Roberto Barroso considerou que existem “problemas na condenação”, mas afirmou que, por sido empossado após as condenações, não teria como revisar todas as penas. Ele seguiu o voto de Barbosa. “Se eu fosse revisitar as provas eu mudaria a situação não só deste réu, mas de outros. Mas não tendo participado do primeiro momento do julgamento, este não é meu papel”, disse Barroso.

Além de Barroso, os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes seguiram o voto do relator Joaquim Barbosa. Os ministros Dias Toffoli e Marco Aurélio acompanharam os argumentos de Lewandowski.

Último a votar, o decano Celso de Melo também acompanhou o relator.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - O resultado complica a estratégia de defesa de José Dirceu, que confiava num julgamento favorável ao Bispo Rodrigues. mas não foi desta vez… (C.N.)

Polícia apreende 600 máquinas caça-níqueis e R$ 500 mil em operação

21/08/2013 12:51:38 - Atualizada às 21/08/2013 17:33:52
CAIO BARBOSA

Rio - A operação Perigo Selvagem, deflagrada na manhã desta quarta-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público e a Polícia Militar, prendeu, até o momento, 22 pessoas, sendo um tenente-coronel, um capitão, sete PMs, dois agentes penitenciários, quatro ex-PMs e outros seis acusados. A polícia também apreendeu 600 máquinas, 500 monitores, 58 veículos e cerca de R$ 500 mil em espécie.
PMs prenderam Marcos Gonçalves Pinto durante operação de combate ao crime organizadoFoto: Alessandro Costa / Agência O Dia

As denúncias são relativas a crimes de formação de quadrilha armada e corrupção ativa e passiva. Segundo a denúncia, os acusados atuavam em Bangu, Realengo, Marechal Hermes e Campo Grande, além de outros bairros da Zona Oeste do Rio. Ainda segundo o documento, a quadrilha utilizava as instalações da empresa Ivegê, em Bangu, de propriedade do contraventor Fernando Iggnácio, como quartel-general do bando.

Um dos presos, o tenente-coronel Marcelo Bastos Leal, do Departamento-Geral de Pessoal, era o chefe da segurança da quadrilha comandada pelo bicheiro. O contraventor ainda continua foragido.
Vídeo: Operação Perigo Selvagem


Além do tenente-coronel, também foram presos o capitão Walter Colchone, do Comando de Operações Especiais; o sargento Silvio César Lopes, do Batalhão de Operações Especiais (Bope); o sargento Antônio Carlos de Oliveira, do 41º BPM (Irajá); o sargento Márcio Vieira da Silva, do 39º BPM (Belford Roxo); o sargento Isaac Eleotério de Santana, do 18º BPM (Jacarepaguá); o cabo Estevão Augusto Mancini, do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE).

Ainda nesta manhã, agentes da Coordenadoria de Inteligência (CI) da PM prenderam Marcos Gonçalves Pinto, outro envolvido no esquema. Na casa dele, em uma vila, na Rua Claudino Barata, em Realengo, os policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão.

Agentes tentaram cumprir mais um mandado de busca e apreensão em um galpão na Rua da Fiação 207, em Bangu.
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em galpão em Bangu
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Ameaças e sequestros a todo momento
O promotor do Ministério Público do Rio, Décio Alonso Gomes, disse que a operação não tem a pretensão de acabar com o jogo do bicho, mas sim, de tirar de circulação pessoas altamente nocivas à sociedade.

"Queremos também acabar com essa imagem de glamour do jogo do bicho, que é uma exploração violenta, sem bem social, onde as pessoas são ameaçadas e sequestradas a todo momento", afirmou.

PMs são detidos em operação contra máfia de caça-níqueis no Rio

G1 - 21 Agosto de 2013 - 17:00
Foto:FolhaPress

Durante operação no Rio, agentes encontram um galpão que funcionava como oficina e montagem de máquinas caça-níqueis

As vítimas de cobranças feitas pela quadrilha da máfia de caça-níqueis sofriam tortura, de acordo com o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público doRio de Janeiro, promotor Décio Alonso. Na manhã desta quarta-feira (21), a operação Perigo Selvagem prendeu 18 pessoas ligadas à máfia, entre elas policiais militares e agente penitenciário.

"O cara que não dava o pagamento, era amarrado, sequestrado e colocado para dar uma volta de carro para passar por sufoco e susto, de forma que pagasse o valor devido", explicou o promotor. Ainda segundo o Ministério Público do Rio, as pessoas que não podiam pagar a dívida eram obrigadas a assinar uma nota promissória.

Operação
Dezoito pessoas foram presas até as 10h30 desta quarta na operação que visa cumprir 26 mandados de prisão preventiva contra pessoas envolvidas em um esquema de exploração de máquinas caça-níqueis, entre elas, policiais militares.

A operação, realizada pelo Gaeco e Polícia Militar, cinco PMs, prendeu quatro ex-policiais militares, um agente penitenciário, além de outras oito pessoas.

O tenente coronel preso, identificado como Marcelo, era o responsável pela segurança da quadrilha e também buscava policiais militares para trabalhar na segurança da quadrilha. Há informações também de um desvio de R$ 700 mil na quadrilha.

As denúncias são relacionadas a crimes de formação de quadrilha armada e corrupção ativa e passiva. A operação conta também com 76 mandados de busca e apreensão. Os acusados atuavam em Bangu, Realengo e Campo Grande, além de outros bairros da Zona Oeste do Rio e Marechal Hermes, no Subúrbio.

A investigação começou há um ano e foi usado monitoramento ambiental, de escutas telefônicas, emails, entre outras. Segundo o MP, as pessoas que não podiam pagar a dívida, eram obrigadas a assinar uma nota promissória.

De acordo com o promotor Décio Alonso, um tenente-coronel e capitão da PM davam proteção à quadrilha de contraventores do jogo do bicho. “Eles já foram denunciados tanto na Vara Criminal de Bangu quanto na Auditoria da Justiça Militar Estadual”, afirmou o promotor.

A quadrilha utilizava as instalações da empresa Ivegê, em Bangu, de propriedade do contraventor Fernando Iggnácio, como quartel-general da quadrilha.

Segundo o comandante geral da PM, José Luís Castro, foram apreeendidos 600 máquinas caça níqueis, 500 monitores, 58 veículos, R$ 300 mil e foram cumpridos 78% dos mandados.

Todos são acusados de fazer parte do esquema de segurança de Fernando Iggnácio. A casa do contraventor, em São Conrado, Zona Sul da cidade, estava cercada por policiais por volta das 7h50 desta quarta.

A operação conta com cerca de 400 homens do MP e da Polícia Militar, com o apoio de cerca de cem viaturas e dois helicópteros.
Polícia usa marreta e alicate para busca em apartamento de Fernando Iggnácio, em São Conrado. (Foto: Mariucha Machado / G1)

“Quero pagar por meus erros”, diz cantor gospel suspeito de estuprar filha

21/8/2013 
Do R7
Reprodução

O cantor gospel Marcelo Galdino Cordeiro, conhecido como “Marcelo Terrinha”, suspeito de estuprar a filha, disse à polícia, logo que foi preso, que quer “pagar pelos erros”. No momento de prestar depoimento formal, porém, o cantor preferiu se calar, segundo o delegado Mário Arruda, titular da Delegacia de Xerém (61ª DP).

A filha de Terrinha disse à polícia que os abusos começaram quando ela tinha 12 anos. Os estupros aconteceram ao longo de um ano — atualmente, a adolescente tem 13 anos.

Segundo depoimento da vítima, os abusos aconteciam quando ela ia a São Paulo visitar o pai e quando ele a visitava no Rio de Janeiro. Após o ato, segundo a polícia, ele a obrigava a ajoelhar e pedir perdão a Deus pelo que praticaram.

De acordo com o delegado, após investigações, os agentes localizaram Marcelo na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Os policiais foram até lá e conseguiram prendê-lo.

O R7 tentou contato com a equipe do cantor, por meio de seu site, mas até a publicação desta reportagem não havia conseguido retorno.

Perseguição policial/ Cruzeiro X Flamengo/ Atlético X Botafogo

Homens armados assaltam caminhoneiro no Graminha

Juiz de Fora - Cracolândia domina quarteirão na área central do município