quinta-feira, 4 de julho de 2024

Defesa Civil de Juiz de Fora comemora 50 anos e celebra reestruturação

JUIZ DE FORA - 4/7/2024 - 16:08


A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) celebrou meio século de existência em evento realizado nesta quarta-feira, 3. O órgão foi criado em 10 de maio de 1974. Na atual gestão, a Defesa Civil passou por processo de reestruturação ao ser integrada à Secretaria de Governo (SG). Com investimento em tecnologia e qualificação da equipe, o órgão intensificou o trabalho preventivo e de mapeamento de áreas de risco.

Boas práticas executadas pela Defesa Civil de Juiz de Fora foram reconhecidas como referência pela Defesa Civil Nacional. Como ressalta a prefeita Margarida Salomão, o trabalho preventivo é fundamental para preparar a cidade para o futuro. “Nós estamos vendo aqui no Brasil inteiro como é difícil defender a cidade, defender os seus moradores, defender as populações que moram em função de risco. E essa tem sido a nossa prioridade”, reforça.

O evento que celebrou os 50 anos do órgão contou com a presença de secretários da administração municipal, do vereador Juraci Scheffer, representando Câmara dos Vereadores; tenente Márcio Buenos Ayres, da 4ª Regional de Defesa Civil, Tenente-Coronel BM Washington Goulart do Nascimento, subcomandante do 3COB; Comandante Patrick - 4° BBM; e Capitão Vanessa - CBMMG.

Além disso, foi realizada uma homenagem póstuma à assistente social Roberta Natália André, servidora que atuou na Defesa Civil entre 2021 e 2024 e que nos deixou precocemente neste primeiro semestre. Durante a cerimônia, foi anunciado que a sala de serviço social da Defesa Civil passará a se chamar “Sala Roberta Natália André”.

Reestruturação da Defesa Civil
A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta que a Defesa Civil tornou-se prioridade para a administração municipal nesta gestão. “Quando a gente diz para a sociedade que a Defesa Civil está no gabinete da prefeita, fica nítido que é um órgão importante da cidade. A Defesa Civil salvou vidas. Esse é o diferencial de todo o investimento feito no órgão. Prevenimos, capacitamos, captamos recursos e nos preocupamos em cuidar das pessoas, inclusive com a ampliação do valor do auxílio-moradia”, explica.

Em comemoração aos 174 anos da cidade, a Defesa Civil recebeu a nova Sala de Situação. O espaço tem acesso a mais de 220 câmeras, inteligência artificial para verificação do nível da água, acompanhamento 24 horas e em tempo real de pontos de alagamento, inundações e de encostas em áreas de risco, além de sala anexa para gestão de crise. A sala de situação será integrada ao monitoramento de dados meteorológicos e ao centro de operações da Defesa Civil, responsável por receber os chamados de emergência pelo telefone 199.

A Defesa Civil também implementou outras ferramentas, como a utilização de drones para o mapeamento de áreas de risco, ao todo são 19 km² de área de risco geológico e 1,3 km² de área de risco hidrológico mapeadas.

A implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) tem fortalecido a participação comunitária na prevenção e resposta a desastres. Entre 2021 e 2024, foram capacitados 146 voluntários, um aumento de 139, em relação à gestão anterior. Os Nupdecs foram implantados nos bairros; Graminha; Santa Luzia; Benfica e Igrejinha.

Já o programa "Defesa Civil nas Escolas" tem alcançado um número significativo de estudantes, promovendo a cultura de prevenção desde cedo. Em 2023, o programa atingiu 15 escolas e 977 alunos. Em 2024, foram alcançadas 14 escolas e 1645 alunos, totalizando 29 escolas e 2622 estudantes beneficiados. Esta iniciativa é fundamental para criar uma geração mais consciente e preparada para lidar com riscos e desastres.

A Defesa Civil tem investido significativamente em cursos de capacitação para a população, alcançando participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O número de participantes tem crescido consistentemente ao longo dos anos, somando 4.564 participantes ao todo.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84249

Nenhum comentário:

Postar um comentário