JUIZ DE FORA - 12/6/2024 - 16:37
Mais de 20 agentes de viagens da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav/MG) participaram nesta quarta-feira de um tour por três locais para conhecerem os atrativos de Juiz de Fora, como parte do projeto da Secretaria de Turismo (Setur) de “vender a cidade” como destino turístico de excelência e qualidade. Eles participaram, na véspera, da 52ª edição do workshop da entidade.
O grupo fez uma visita guiada ao Museu Mariano Procópio, à fábrica da cervejaria Mr. Tugas e ao Parque Municipal, com o objetivo de apresentar o potencial turístico de Juiz de Fora. No workshop a Secretaria de Turismo (Setur) esteve presente com um estande no Ritz Plaza Hotel, que reuniu agentes de viagens de diversas regiões de Minas Gerais, promovendo ações de marketing com a distribuição de materiais gráficos.
Durante a visita ao Museu Mariano Procópio, as bolsistas explicaram a história do Castelinho, um local construído para receber a Família Real, com 14 cômodos que revelam os costumes da época. A parte subterrânea, aberta recentemente à visitação, abrigava os serviçais que preparavam as refeições e realizavam outros trabalhos domésticos, garantindo que o barulho não perturbasse a família e os convidados nos andares superiores. O Museu permaneceu fechado por 16 anos, reabrindo completamente em 2023 em solenidade presidida pela prefeita Margarida Salmão.
Os visitantes também conheceram o segundo andar da galeria “Maria Amália”, onde está a exposição “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”. Esta exposição aborda diferentes aspectos das práticas colecionistas de Alfredo Ferreira Lage e do próprio museu. Entre os itens de Alfredo Ferreira Lage está uma onça-pintada taxidermizada e um vasto acervo de história natural.
A exposição “Rememorar o Brasil: A Independência e a Construção do Estado-Nação” também foi destaque, com obras como um retrato de Dom Pedro II, feito por Joaquim da Rocha Fragoso, que foi alvo de um tiro em 15 de novembro de 1889, quando da Proclamação da República e o quadro "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo, produzido em 1893.
Os agentes de viagens foram levados à fábrica de cervejas artesanais Mr. Tugas e conheceram o processo de produção das oito variedades da bebida e ainda puderam degustar alguns tipos de cerveja. Já no Parque Municipal, foi realizada uma caminhada por todo o espaço público, apresentando as quadras, piscinas, campos de futebol, lagos e a extensa área verde. O coordenador de Turismo do parque, Inácio Botto, também apresentou os projetos esportivos e turísticos do complexo.
O presidente da Abav/MG, Peter Paul Santos Mangabeira, afirmou que a visita ao Museu Mariano Procópio, à fábrica da cervejaria Mr. Tugas e ao Parque Municipal foi uma adição significativa ao workshop. "O evento destaca-se pela oportunidade de conhecer melhor Juiz de Fora, uma cidade que anteriormente não era amplamente explorada pelos participantes. Os fornecedores expressaram grande satisfação com a experiência. O Museu Mariano Procópio, em particular, impressionou pela sua grandiosidade e beleza, comparável a qualquer museu de renome mundial. Considero que a visita guiada foi uma excelente iniciativa, com grande relevância para a promoção turística da cidade", disse Peter.
A jornalista e diretora de turismo da cidade de Congonhas, Cristiane Nobre, destacou a importância de promover o Museu Mariano Procópio: "Há um ano conheci a primeira ala do museu e fiquei impressionada com a beleza e a grandiosidade do espaço. A nova ala, o Castelinho, superou todas as minhas expectativas. Por isso, digo com propriedade que o Museu Mariano Procópio é um dos principais atrativos turísticos de Juiz de Fora, sendo essencial para transformar visitantes em turistas que permaneçam na cidade por mais de três dias. Vejo a colaboração entre jornalistas e a Secretaria de Turismo de Juiz de Fora como fundamental para atingir esse objetivo".
Abertura do workshop
A solenidade de abertura da feira da Abav/MG foi realizada pelo secretário de Turismo, Marcelo do Carmo. O evento contou com a palestra do superintendente do Aeroporto Presidente Itamar Franco (SBZM), também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), Flávio Santos, que apresentou a situação atual e as perspectivas de crescimento do terminal. "Além da vocação sólida para o turismo de negócios, a região da Zona da Mata tem demonstrado uma inclinação expressiva para viagens de lazer, percebida pela estabilidade do movimento durante os finais de semana e feriados. A capacidade operacional do aeroporto também contribui de forma relevante para este cenário", destacou Flávio.
A gerente de empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Débora Marques, também esteve presente e falou sobre inovação e inteligência artificial aplicadas ao turismo, sugerindo diversas plataformas digitais que podem melhorar o dia a dia dos profissionais. O final do evento foi destinado à troca de experiências entre Instâncias de Governança Regional (IGRs) da região e agentes de viagem.
O workshop da Abav/MG conta com o apoio do Sebrae e recebeu aporte financeiro da Prefeitura de Juiz de Fora, através do edital de Fomento a Projetos Turísticos, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur).
Para mais informações sobre as ações da Setur, acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site oficial.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84004
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