quarta-feira, 12 de junho de 2024

“Caminhando pela História” exibe curta-metragem de João Carriço no Dia do Cinema Nacional

JUIZ DE FORA - 12/6/2024 - 15:13
O Dia do Cinema Nacional será comemorado em Juiz de Fora com a exibição de um curta-metragem composto por trechos da produção do cineasta João Gonçalves Carriço, um dos pioneiros do cinema em Minas Gerais. Suas obras são essenciais para compreender a história de Juiz de Fora. O cinejornal, uma versão do jornal exibido antes das sessões principais de cinema, será apresentado no Cine-Theatro Central na quarta-feira, 19, às 15h. 
 
Estão disponíveis 20 ingressos gratuitos, que podem ser retirados na plataforma Sympla. A ação faz parte do projeto “Caminhando pela História”, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac).
 
João Carriço foi um artista multifacetado: pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, ele registrou o cotidiano de Juiz de Fora por mais de duas décadas (1933-1956). Carriço oferecia entrada gratuita ou preços reduzidos no cinema, e foi considerado pela população, à época, “o amigo do povo”. Sua produção cinematográfica abrange temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval.

Nas festas de rua, as camadas mais marginalizadas da sociedade se mesclavam a outras classes sociais, ganhando destaque em seus filmes. Seu material era submetido à aprovação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e exibido em todo o país pela Distribuidora de Filmes Brasileiros. A vasta produção de Carriço é significativa, uma figura importante no cinema de Minas Gerais e do Brasil, por contribuir para descentralizar a produção cinematográfica do eixo Rio-São Paulo.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=83999

Nenhum comentário:

Postar um comentário