sábado, 22 de junho de 2024

Maior macro-mural do Brasil será visitado pelo projeto “Caminhando pela História” na terça, 25

JUIZ DE FORA - 21/6/2024 - 11:28


Os interessados em conhecer o projeto sociocultural “Colorindo o Habitar”, o primeiro painel artístico de casas em Juiz de Fora, no morro do bairro Esplanada, já podem retirar ingressos gratuitos na plataforma Sympla. O passeio ocorrerá na terça-feira, 25, às 14h30. O ponto de encontro será na entrada principal do escadão, na rua Professor Walquírio Seixas de Faria, próximo ao número 610. A atividade será guiada pela coordenadora do projeto e representante da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Júlia Daibert, e por moradores da comunidade, que participaram ativamente desde a idealização até a execução da arte, transformando as fachadas de 90 casas em um macro mural de aproximadamente 15 quilômetros quadrados, o maior do Brasil.

A temática do projeto é “Brasilidades”, destacando vivências e culturas da comunidade, como samba, futebol e harmonia. A intervenção tem caráter cultural, social e artístico. Durante o passeio pelo escadão, serão apresentados os paineis que abordam essa temática, criados por artistas de Juiz de Fora para homenagear a população. Na viela "Lembranças Edivina", nome escolhido pelos moradores em homenagem a uma residente local, foi construído um deck onde haverá uma pausa para apreciar a vista da cidade.

O projeto “Colorindo o Habitar”, realizado pelo Programa Boniteza e coordenado pela Secretaria de Governo, visa reafirmar a identidade dos moradores, impulsionar a economia e o turismo locais, além de garantir o direito à cidade. O bairro da Esplanada foi escolhido por ter um grande destaque visual e permitir que pedestres e motoristas contemplem o painel das avenidas Coronel Vidal e Olavo Bilac.

Além das intervenções artísticas, a prefeitura implementou melhorias no bairro, incluindo a reforma do escadão, serviços de zeladoria como capina, instalação de iluminação em LED, colocação de guarda-corpos e suportes para lixeiras.

Os passeios do projeto "Caminhando pela História" são coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com diversas secretarias e instituições locais, incluindo a Secretaria de Governo; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Assistência Social; Fundação Alfredo Ferreira Lage,; Cine-Theatro Central; cervejaria Hofbauer e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

Para mais informações sobre as ações da Setur, acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84088

Nenhum comentário:

Postar um comentário