quarta-feira, 26 de junho de 2024

Governo Zema bate o martelo e pagará aumento retroativo dos salários de servidores de forma parcelada

26/06/2024 às 16:22 
Governador Romeu Zema
Agência Minas

Servidores públicos de Minas Gerais vão receber parcelado em cinco vezes o valor referente ao pagamento retroativo do aumento de salário aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no início do mês. Dessa forma, o valor referente ao retroativo será pago junto do salário — já reajustado em 4,62% — entre os meses de agosto e dezembro. A informação é do site O Fator e foi confirmada, pela reportagem, por interlocutores do Palácio Tiradentes. Na manhã, o o governador Romeu Zema (Novo) se reuniu com a secretária de Planejamento e Gestão, Camila Neves, o secretário de Fazenda, Luísa Cláudio Gomes, e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessôa, para tratar do assunto.

O Projeto de Lei que garantiu o aumento aos servidores foi enviado por Zema aos deputados estaduais em maio e previa, inicialmente, garantir recomposição de 3,62% nos salários de todos os funcionários públicos, civis e militares. Ao longo da tramitação na Assembleia, no entanto, e devido a pressão de deputados e sindicatos de servidores, o chefe do Executivo estadual aumentou a proposta em um ponto percentual — chegando, enfim, aos 4,62% aprovados pelos parlamentares.

A proposta previa que o aumento seria concedido de forma retroativa ao dia 1º de janeiro deste ano. Nesta semana, a secretária de Planejamento e Gestão, Camila Neves, disse que o aumento cairia na conta dos servidores já na folha salarial paga em julho, mas que a equipe econômica do governo ainda não tinha decidido sobre a forma de pagamento retroativo.

“A própria lei aprovada prevê retroativo de janeiro até o dia da promulgação da lei e o Estado não tem nenhuma intenção de não cumprir a lei. Estamos fazendo estudos internos para ver como se dará", afirmou a secretária na ocasião.
Sanção ficou para o último dia

Embora tenha sido aprovado no dia 6 de junho pela ALMG, o aumento de salários para os servidores ainda não virou lei. Como mostrou a Itatiaia, o governador Romeu Zema deixou para o último dia a sanção do projeto. O prazo termina nesta quinta-feira (27) e, caso o governador não sancione a proposta a tempo, caberá ao presidente do Legislativo mineiro, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), promulgar o projeto, tornando-o lei.

https://www.itatiaia.com.br/politica/2024/06/26/governo-zema-bate-o-martelo-e-pagara-aumento-retroativo-dos-salarios-de-servidores-de-forma-parcelada

Nenhum comentário:

Postar um comentário