quarta-feira, 26 de junho de 2024

Adélia Prado vence o prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa

26/06/2024 às 16:24 
Divulgação/Bruno Cantini
Uma das principais escritoras do país, Adélia Prado tem 87 anos e vive em Divinópolis

A poeta mineira Adélia Prado, considerada a maior poetisa viva do Brasil, foi anunciada como a vencedora do prêmio Camões nesta quarta-feira (26). Ela recebe a distinção do mais importante reconhecimento da literatura em língua portuguesa uma semana depois de levar o Prêmio Machado de Assis 2024, da Academia Brasileira de Letras (ABL). As duas premiações levam em consideração o conjunto da obra dos autores.

A escolha de Adélia Prado para vencedora rompe com a tradição da premiação. O Camões costuma alternar entre escritores brasileiros, portugueses e de países africanos que têm a língua portuguesa como língua oficial ou materna. Neste ano, a expectativa era de que o vencedor fosse do continente africano, já que, no ano passado, o ganhador foi o João Barrento, de Portugal, e em 2022, o também mineiro Silviano Santiago.

Além do reconhecimento, a autora também recebe como prêmio o valor de 100 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 590 mil, pago pelo governo de Portugal e pela Biblioteca Nacional brasileira. O júri que escolhe o vencedor é composto de dois críticos brasileiros, dois portugueses e dois moçambicanos.

Além do prêmio Camões e do Prêmio Machado de Assis 2024, Adélia Prado também já recebeu o Prêmio Jabuti, Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2007), o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010), o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010) e o Prêmio Clarice Lispector (2016).

Em 2014 foi agraciada com a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores honrarias do governo brasileiro para o setor cultural. Dois anos depois, foi vencedora do Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura.

*Sob supervisão de Enzo Menezes

https://www.itatiaia.com.br/brasil/2024/06/26/adelia-prado-vence-o-premio-camoes-o-mais-importante-da-literatura-em-lingua-portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário