02/05/2024 às 12:51
Nova onda de calor pode atingir cidades de Minas
Rômulo Ávila/Itatiaia
A onda de calor que atinge parte do estado de Minas Gerais deve permanecer até a próxima semana. No total, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve aumentar em até 5 °C a temperatura em 493 cidades (veja lista abaixo) — incluindo, Belo Horizonte — até, pelo menos, sábado (4). Atípica para a estação, a onda tem data para acabar, mas, segundo especialista, o calorão não.
“O mês de maio se inicia com temperaturas elevadas em boa parte do estado, inclusive, acima da média climatológica, pelo menos, até o próximo final de semana — caracterizando assim uma condição de onda de calor nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Vale do Rio Doce e Metropolitana”, explicou o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. Moradores das regiões Centro-Sul, na Zona da Mata Mineira e do Triângulo Mineiro podem ser os mais atingidos.
Claudemir destaca que essa condição não é comum no outono. “Normalmente, já temos aí as primeiras incursões de massas de ar relativamente mais frio que deixam as temperaturas mais baixas”, disse.
O especialista também indica que os termômetros ficam acima do normal ainda com influência do fenômeno El Niño — alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com grandes alterações no clima.
Diante disso, segundo Claudemir, o calor pode se estender por mais dois meses. “As temperaturas acima da média devem persistir em junho e julho”, disse. Contudo, ainda não há previsão para novos picos de calor: “Precisamos acompanhar diariamente se haverá a formação de ondas de calor”.
Veja as cidades que podem ser atingidas pela onda de calor
Dois alertas de onda de calor foram emitidos pelo Inmet: um amarelo e outro vermelho. O “perigo potencial” vale para 493 municípios. Outros 22 estão sob “grande perigo” com risco á saúde.
Alerta vermelho
Água Comprida
Campina Verde
Campo Florido
Carneirinho
Comendador Gomes
Conceição das Alagoas
Fronteira
Frutal
Gurinhatã
Ipiaçu
Itapagipe
Ituiutaba
Iturama
Limeira do Oeste
Pirajuba
Planura
Prata
Santa Vitória
São Francisco de Sales
Uberaba
União de Minas
Veríssimo
Alerta amarelo
Capital mineira sob alerta
A Defesa Civil emitiu, na manhã desta quinta-feira (2), um comunicado chamando a atenção para a onda de calor que chega em Belo Horizonte. Segundo o órgão, a atuação da massa de ar seco e quente provoca baixa umidade do ar e registros de temperaturas superiores a 30 °C, principalmente, no período da tarde até segunda-feira (6).
A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Confira as recomendações ⠀
Hidrate-se;⠀
Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
https://www.itatiaia.com.br/cidades/2024/05/02/onda-de-calor-atinge-mg-pelos-proximos-dias-mas-altas-temperaturas-podem-se-estender-ate-o-inverno
Nenhum comentário:
Postar um comentário