sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Robótica a cirurgia menos invasiva, veja a diferença


Cirurgia Aberta- Convencional
A forma convencional (também chamada de cirurgia aberta) é realizada através de incisões maiores, com uso de pequenos instrumentais. É a forma mais antiga de cirurgia, ainda muito utilizada e que depende de pouca tecnologia para ser executada.

Laparoscopia
A laparoscopia é um procedimento mais avançado que a cirurgia aberta (convencional), necessitando de instrumental específico e certa estrutura tecnológica. Está disponível em um maior número de hospitais brasileiros, mas infelizmente, não é disponível em todos os serviços de saúde. 
A laparoscopia utiliza o recurso de uma câmera 2D introduzida por um pequeno orifício (entre 5 e 10mm) no paciente, que é manipulada por um auxiliar e serve como os olhos do cirurgião. 
O cirurgião utiliza pinças específicas, mais longas e com limitação da movimentação (que também são introduzidas por pequenos orifícios na pele do paciente) para realizar o procedimento cirúrgico.

Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica é parecida com a videolaparoscopia, porém, utiliza-se de tecnologia ainda mais avançada. 
Nesse tipo de cirurgia, o médico comanda um robô, composto de braços, que através de pequenos orifícios na pele do paciente, realiza a cirurgia. 
Vale lembrar que o robô não opera sozinho, ele obedece aos comandos feitos pelo cirurgião. 
Na cirurgia robótica, a visualização do cirurgião é feita através de uma câmera 3D, que pode ampliar a imagem em até 10 vezes. 
A realização da cirurgia robótica exige um treinamento específico do cirurgião, necessitando de uma habilitação para realizar o procedimento.

Em comparação com a cirurgia convencional, as técnicas laparoscópicas e robóticas causam um menor tempo de internamento, retorno às atividades mais precoce, menor dor pós-operatória, menor sangramento. Além disso, a técnica robótica permite uma maior precisão dos movimentos, uma diminuição do risco de complicações cirúrgicas e o alcance em áreas de difícil acesso pela laparoscopia, como a pelve, por exemplo.

Vale lembrar que a avaliação da melhor técnica a ser realizada depende de vários fatores, sendo necessária uma avaliação completa para que seja possível a definição.

A Cirurgia Robótica é um dos mais atuais avanços na área da cirurgia. Trazendo muito mais que movimentos precisos, os cirurgiões ganham amplitude de visão 15 vezes maior quando comparado a procedimentos convencionais.

Dependendo do parecer médico: Vários planos de saúde custeiam o valor da cirurgia robótica.

A justiça tem concedido ganho de causa aos pacientes que tiveram seus pedidos indeferidos pelos planos de saúde e, em outros casos determinando o reembolso.

# Para melhores informações e orientações consulte o seu médico.

Google/ Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário