29/12/2023 às 08:13 •
Faixa proíbe a prática de ‘grau’ em bairros de BH
Imagem cedida à Itatiaia
Após a noite de Natal marcada por “rolezinhos do grau” em Belo Horizonte, faixas proibindo a prática de empinar moto e fazer o famoso “rangangan” foram instaladas em bairros da região Oeste e Nordeste da capital mineira.
Na Cabana do Pai Tomás, a faixa instalada diz “Atenção: é expressamente proibido cortar giro, puxar cabral, andar sem o cano de descarga ou sem o filtro. Sujeito a cobrança”. No Novo Aarão Reis, os moradores se depararam com os seguintes dizeres: “Proibido cortar giro, grau e incomodar os moradores, roubos e furtos na quebrada. Sujeito a tomar cacete. Não nos responsabilizamos pelos danos ou consequências.”
Em maio deste ano, no Alto Vera Cruz, região Leste, já havia sido colocada uma faixa com a mensagem “Proibido grau, gangan, empinar moto e transitar acima de 40 km/h. Ass: pau no gato”.
“Pau no gato” é uma expressão usada como sinônimo de espancamento. Segundo apuração da Itatiaia, a faixa foi deixada por traficantes das regiões. Neste Natal, fontes ligadas à reportagem relataram que disparos foram feitos contra a moto de um homem que se arriscou fazendo as manobras na região.
Faixa com recado sobre ‘grau’ é deixada em ruas da capital
Imagem cedida à Itatiaia
Imagem cedida à Itatiaia
Megaoperação
A Polícia Militar (PM) de Minas Gerais também iniciou nessa quarta (27) uma megaoperação para combater a perturbação do sossego causada pelos rolezinhos do grau em diversas regiões do estado.
“O nosso serviço de inteligência já está trabalhando com as placas identificadas. Temos todo um trabalho de monitoramento de rede e faremos inúmeras blitz de trânsito de hoje até o Ano Novo. As nossas aeronaves irão monitorar esses locais onde essas pessoas irão se aglomerar”, disse o coronel Flávio Godinho, diretor de operações da PM, nessa quinta-feira (27).
‘Rolezinho’ natalino
Conforme a corporação, o 190 recebeu 12 mil ligações em seis horas na noite de Natal (24) em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Governador Valadares, Araxá, Montes Claros, Juiz de Fora e Matias Barbosa. Mil e quinhentas motos foram apreendidas e cem suspeitos envolvidos foram conduzidos.
O que é o ‘rolezinho’?
A prática consiste em uma reunião de motociclistas para fazer manobras em vias públicas. Normalmente, os envolvidos marcam os eventos pelas redes sociais e encontram-se nas ruas e avenidas, durante as madrugadas, para empinar motos, promover buzinaços e acelerar o motor.
Quem for flagrado empinando motocicleta poderá ser autuado pela conduta, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma infração gravíssima. Além de multa no valor de R$ 293,47, o condutor pode perder a permissão de dirigir pelo período de 2 a 8 meses.
Capital do grau
Belo Horizonte foi reconhecida, em agosto de 2022, como a capital nacional do grau, e chegou a ter um espaço destinado para a prática da modalidade. A arena grau ficava em uma área de 58.776m² na avenida Professor Clóvis Salgado, no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha. No entanto, o convênio com a prefeitura para uso do espaço acabou e não foi renovado.
*com informações de Rômulo Ávila
https://www.itatiaia.com.br/cidades/2023/12/29/faixa-que-proibe-grau-e-gangangan-com-moto-em-bairros-de-bh-sujeito-a-cobranca
Nenhum comentário:
Postar um comentário