Por O Tempo Publicado em 30 de agosto de 2023 | 09h01 - Atualizado em 30 de agosto de 2023 | 16h26
Na Superlua Azul, satélite estará no ponto mais próximo da Terra em 2023 — Foto: Francesco Ungaro/Pexels/Reprodução
Nesta quarta-feira (30/08), a Lua atingirá o ponto mais próximo da Terra em 2023. É a Superlua Azul. O ponto máximo de aproximação será às 22h35, no horário de Brasília, mas uma boa hora para observá-la, recomenda o Observatório Nacional, é logo após o pôr do sol, quando ela estiver mais próxima do horizonte, e no dia seguinte, logo antes do nascer do sol. Nessa posição, ela parecerá ainda maior e pode ter diferentes tons devido às partículas suspensas na atmosfera.
Este é o dia em que a Lua estará mais perto da Terra em 2023 — isto é, seu perigeu. Geralmente, a distância da Lua até a Terra é de 384.400 km. Nesta quarta, chega a 357.181 km. Daí, o termo “Superlua”. Ele foi cunhado pelo astrólogo — sim, não um astrônomo — Richard Nolle, em 1979. Ele passou a dar um selo de “super” à lua cheia quando ela atingia o perigeu ou ficava até 90% próxima desse ponto. O termo, portanto, não é científico, mas se popularizou.
A Superlua Azul não é, de fato, azulada. Ela recebe esse nome por ser a segunda lua cheia do mês, e tem origem na expressão em inglês “once in a blue moon” (algo como “uma vez, na lua azul”), que designa algo que ocorre raramente.
Embora não fique azulada de verdade, a Superlua azul desta quarta-feira será mais brilhante que o habitual, e o fenômeno poderá ser visto em todo o planeta.
https://www.otempo.com.br/brasil/superlua-azul-sera-vista-no-brasil-nesta-quarta-ela-estara-mais-perto-da-terra-1.3224199
Nenhum comentário:
Postar um comentário