JUIZ DE FORA - 14/10/2022 - 15:55
É celebrada nesta semana do dia 15 de outubro a “Semana Municipal dos Direitos Humanos Clodesmidt Riani”. O período foi instituído pela Lei 13.815 de 28 de dezembro de 2018 com o objetivo de despertar no cidadão a solidariedade, a valorização da pessoa humana, o respeito às diferentes etnias e o combate a todas as formas de preconceito. 15 de outubro também é o dia em que Riani completa, em 2022, 102 anos.
De acordo com o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, “a educação em Direitos Humanos é uma política estratégica de indução e garantia de transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Clodesmidt Riani sempre atuou neste sentido. É um nome importante da política, foi líder sindical, já liderou mais de 700 mil trabalhadores da indústria, foi preso injustamente e exilado durante a ditadura militar. Riani foi eleito deputado estadual por quatro mandatos. Ele representou o Brasil em conferências internacionais do trabalho e foi peça chave na criação do 13º salário. Uma pessoa que sempre lutou pela garantia dos direitos humanos”.
Cartilha Direitos Humanos: Preconceitos e terminologias na comunicação
Para marcar a “Semana Municipal dos Direitos Humanos Clodesmidt Riani”, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), lança a cartilha “Direitos Humanos – Preconceitos e Terminologias na Comunicação”. O objetivo é orientar e atualizar terminologias na maneira de abordar grupos e evitar preconceitos. “Os termos vem recebendo ajustes para que a comunicação ocorra sem barreiras e preconceitos, o mais importante é colocá-los em prática no nosso dia a dia. Hoje, vivemos em uma sociedade em que muitos julgam antes mesmo de conhecer. Por isso, é importante que nos preocupemos com o próximo”, lembra Biel.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=77403
Nenhum comentário:
Postar um comentário