Dia do Professor
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Aniversário de Currais Novos, Rio Grande do Norte
Aniversário de Boa Esperança, MG
Feriado municipal em Teresópolis, RJ (dia da padroeira Santa Tereza).
Dia mundial de lavar as mãos
Dia da Prevenção das Doenças do Coração.
1863 — Guerra Civil Americana: o H. L. Hunley, o primeiro submarino a afundar um navio, afunda, matando seu inventor.
1888 - Inaugurada a primeira colônia para imigrantes em Barbacena, a "Colônia Rodrigo Silva", nos arredores da cidade.
1893 - João Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de Serafim Bemol, e em parceria com Sátiro Clemente e D. Salustiano, escrevem, em forma de folhetim, A Mandinga.
1928 - O dirigível Zeppelin chega aos Estados Unidos, completando a travessia do Atlântico, partindo da Alemanha.
1975 - João do Pulo marca um recorde no salto triplo que demoraria 10 anos para ser quebrado: 17.89m.
1983 - Nelson Piquet é bicampeão mundial de Fórmula 1, repetindo a façanha obtida por Emerson Fittipaldi em 1974.
1997 - Andy Green e a equipa liderada por Richard Noble quebram, pela primeira vez, a barreira do som com um veículo.
2016 — Cento e noventa e sete nações alteram o Protocolo de Montreal para incluir uma eliminação progressiva de hidrofluorocarbonetos.
Nascimentos
1915 - Antônio Houaiss, professor, escritor, tradutor, crítico, diplomata, filólogo, lexicógrafo e ensaísta brasileiro (m. 1999).
1934 - Flávio Migliaccio, ator brasileiro.
1958 - Giuseppe Oristanio, ator brasileiro.
1964 - Denise Fraga, atriz brasileira.
1968 - Carlos Casagrande, ator brasileiro..
1974 - Bianca Rinaldi, atriz brasileira.
1976 - Rodrigo Lombardi, ator brasileiro.
1998 - Miguel Arraes, ator brasileiro.
Falecimentos
1003 - São Calixto, mártir pelas mãos dos sarracenos.
1556 - André Des Freux, teólogo, erudito e historiador francês, autor da obra: Assertiones theologiæ (Afirmações Teológicas), (1554).
2015 — Carlos Alberto Brilhante Ustra, Coronel do Exército Brasileiro e notório chefe do Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna
https://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário