JUIZ DE FORA - 22/6/2021 - 16:45
A nova secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, esteve com os guardas municipais, nesta terça-feira, 22, durante chamada pré-turno, realizada na sede da corporação. O primeiro encontro oficial com a equipe, 24 horas após sua posse, foi pautado pela interação com o grupo e se propôs a balizar o perfil de trabalho participativo e democrático ao qual a nova gestora dará continuidade à frente da pasta da segurança.
Em sua apresentação, a secretária demonstrou, por meio de sua trajetória profissional e acadêmica, correspondência entre seu histórico e a função assumida. Além de mestrado e doutorado com foco nas políticas públicas de segurança no município, a secretária sempre esteve envolvida diretamente em projetos estruturantes para a área como a 1ª Conferência de Segurança Urbana e Cidadania, realizada em 2019, em Juiz de Fora. Etapa esta fomentadora do primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal de Juiz de Fora, também acompanhado de perto pela gestora, graças à sua atuação no Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc), mesmo antes de compor a equipe de governo municipal.
Por seu conhecimento do conjunto das questões que perpassam a segurança municipal, dentro da concepção moderna de fazer segurança de forma integrada, com base nos direitos humanos e pela lógica da promoção da cidadania e da atuação preventiva, a secretária acredita que a política pública de segurança precisa, obrigatoriamente, passar pela valorização das forças de segurança municipais. Ao que justificou pela preexistência de movimento nacional nesse sentido, consolidado pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13022/2014) e a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) – Lei 13.675/2018.
“O papel da Guarda numa cidade como Juiz de Fora é muito importante. Vocês são a fortaleza para que uma secretaria como a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) exista e não acabe”, citou em referência à inserção da GM em outras esferas jurídicas e de representação como SUSP e o Comsuc. Ela ainda destacou a consolidação da Guarda como representante do estado nas ruas, em razão de sua atuação cidadã diante da crise sanitária gerada pela pandemia.
A secretária reafirmou seu propósito em dar seguimento às ações que já vinham sendo desenvolvidas pela pasta, mantendo portas abertas ao diálogo com a Guarda e dando espaço para a apresentação de propostas de trabalho. “Estamos discutindo processos de escuta democrática com a Guarda Municipal. Temos muito a caminhar, porque eu só posso retribuir esse convite com responsabilidade e compromisso de um trabalho árduo, duro e constante para fazer funcionar. Espero que essa parceria seja frutífera”.
O GM Rafael Rocha externou a satisfação da equipe pelo contexto e pelo momento em que a GM se encontra. “É a primeira vez que a gente está tendo uma esperança. Quando a gente tem mais incentivo, isso se reflete no nosso trabalho. Nós tivemos contato com a prefeita antes das eleições. A gente ouviu o que ela pensava para a área. Mas é muito raro ouvir um político e vê-lo colocar em prática o que foi dito em tão pouco tempo”, afirmou em tom de agradecimento à administração municipal pela perspectiva de apoio ao fortalecimento da Guarda Municipal e pela condução assertiva das políticas de segurança no município.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=71366
Nenhum comentário:
Postar um comentário