quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Em dia histórico para a cidade, profissionais do SUS são as primeiras imunizadas

JUIZ DE FORA - 20/1/2021 - 14:18

 Foto: Carlos MendonçaPortal de Notícias PJF | Em dia histórico para a cidade, profissionais do SUS são as primeiras imunizadas | SS - 20/1/2021

Foram quatro profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas para receber as primeiras doses de vacina, todas mulheres que atuam diretamente na linha de frente contra a Covid-19. Elas iniciaram oficialmente o Plano de Operacionalização de Imunização para combater a doença.

O momento histórico ocorreu às 8h30 desta quarta-feira, 20, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) do Bairro Santa Catarina. Segundo a secretária de saúde, Ana Pimentel, o local foi escolhido pelo seu compromisso com o serviço público de saúde e por sua relevância como principal instituição de ensino e pesquisa no município.

Participaram da solenidade a prefeita Margarida Salomão; o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral; a secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel; o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer; e o reitor da UFJF, Marcus David.

Durante a abertura do evento, a prefeita comemorou o início da vacinação. “O momento é importantíssimo e histórico. A cidade está profundamente prejudicada pela pandemia, não só em termos de vidas perdidas, pelos números de pessoas contaminadas, ou pela pressão sobre o Sistema de Saúde, mas também pela crise econômica e social e, por isso, a vacina é um alento”.

A chefe do Executivo celebrou ainda o SUS que está garantindo a vacina de forma gratuita a toda população e destacou o papel das instituições de pesquisa públicas, como a Fiocruz e o Butantan.

Finalizando a abertura da cerimônia, teve a palavra o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que apontou a importância da estrutura de rede que foi criada na gestão da saúde no Estado e o trabalho integrado entre o estado e os municípios na luta contra a Covid-19. Conforme o secretário, a perspectiva é de que, até o final de janeiro, o Brasil tenha três milhões de pessoas imunizadas no país.

As profissionais escolhidas servem como símbolo e representam o protagonismo das mulheres brasileiras, que são a grande maioria dos trabalhadores de enfermagem e atuam diretamente nas atividades de combate à Covid-19.

Primeiras vacinadas

A primeira imunizada foi Denise Maria Rocha de Freitas, técnica em enfermagem, 43 anos, com 12 anos de experiência, atuando no HU desde 2017. Segundo Denise, “trabalhar no enfrentamento é uma mistura de sentimentos, medo e satisfação. Tenho familiares com comorbidade e fico com receio de transmitir para eles, mas, por outro lado, é uma alegria, por poder ajudar a salvar vidas e é muito gratificante ver um paciente bem e indo embora”.

No enfrentamento à doença, Denise teve que ficar três meses longe do filho e do marido, os quais ficaram na casa de sua sogra para evitar a contaminação. Após ser vacinada, a técnica de enfermagem disse estar muito feliz e sentia-se privilegiada por ter sido a primeira pessoa a receber a vacina na cidade. “Agora fico mais tranquila, menos receosa, mas a luta continua, precisamos continuar a nos proteger até que todos possam ser vacinados”, ressaltou.

Outra vacinada foi Georgia Andreia de Carvalho, 49 anos, enfermeira há 14 anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Linhares. A enfermeira chegou a atender, juntamente com sua equipe, em dezembro de 2020, 250 pacientes com sintomas mais graves de Covid-19.

Amanda Assunção Sudário, 34 anos, enfermeira, trabalha na equipe de coleta para testes Covid na Atenção Primária. Sua equipe realiza mais de 300 testes por semana.
A quarta profissional é Eva Sueli Faustino Maria, 53 anos, técnica em enfermagem com 30 anos de experiência, atuando há 8 anos nas salas de vacinação do PAM-Marechal.

Além das quatro mulheres selecionadas para serem as primeiras imunizadas, outra personagem de destaque é a enfermeira Marcilene Chaves Costa, que hoje atua como superintendente de imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. A profissional foi responsável por aplicar as primeiras doses. “É uma mistura de emoção e gratidão frente a essa pandemia. Era a solução que estávamos esperando, a sensação não era de aplicar um medicamento, mas, sim, a de estar aplicando esperança em cada braço”, revelou.

Na tarde desta quarta-feira, 20, 50 profissionais que atuarão na equipe de imunização da Prefeitura vão receber a vacina para iniciarem, nesta quinta, o processo de vacinação nos hospitais.

Outras informações: (32) 3690-7389 - Secretaria de Saúde            
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=69885

Nenhum comentário:

Postar um comentário