terça-feira, 13 de agosto de 2019

Morre em Juiz de Fora Moacyr Toledo, ídolo do Tupi

Por GloboEsporte.com — Juiz de Fora, MG

13/08/2019 13h58
Moacyr Toledo morreu aos 87 anos — Foto: Bruno Ribeiro

Morreu nesta terça-feira em Juiz de Fora Moacyr Toledo, um dos maiores ídolos da história do Tupi. Ele tinha 87 anos. O corpo é velado desde às 18h desta terça na Câmara Municipal, onde fica até a manhã desta quarta-feira. Às 9h, o corpo será levado até o Cemitério Municipal, onde será sepultado às 10h.

Moacyr Toledo é considerado por muitos o maior ídolo da história do Tupi. Dentro de campo, entre os anos 50 e 70, Toledinho, como era conhecido, traduziu isso em números. De acordo com dados do historiador e professor Leonardo Lima, Toledo é o jogador que mais defendeu o Tupi, com 651 partidas disputadas. Foi também o maior artilheiro, com 201 gols assinalados pelo time de Juiz de Fora. Revelado pelo clube de Santa Terezinha, ele atuou pelo Galo entre 1951 e 1969, sendo o atleta que mais ganhou títulos pelo Carijó (veja nota oficial do Tupi ao fim da matéria). Ao todo, foram 31 taças.

Dentre todas as conquistas, Toledo é muito lembrado por ter feito parte do Galo em 1966, no time que entrou para a história como o “Fantasma do Mineirão”. Naquela época, o Alvinegro venceu Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro dentro do Gigante da Pampulha. Além de ter sido meio-campo e atacante, Toledo foi técnico dos profissionais e da base, auxiliar, supervisor e administrador do Estádio Salles Oliveira.

Toledo era tão carijó, que até o DNA dele era alvinegro. Neto do ídolo do Tupi, Raphael Toledo defendeu o time de Santa Terezinha em 2008 e 2014, como meia e lateral-esquerdo. Pai de Raphael e genro de Moacyr, Júlio Maravilha marcou época com a camisa do Galo entre os anos 70 e 80,

Toledo trabalhava no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Em meados de março, ele começou a se queixar de dores em um dos ombros e se licenciou das atividades semanas depois. Já debilitado, o ídolo alvinegro foi internado na Santa Casa de Misericórdia desde o último sábado, falecendo na manhã desta terça-feira.

Veja a nota oficial publicada pelo Tupi nas redes sociais
"Mais de 500 jogos com o manto Carijó
201 gols marcados com nossa camisa ⚽
31 títulos conquistados pelo nosso Galo Carijó 🏆
21 anos defendendo nosso manto dentro de campo, e inúmeros serviços prestados fora dele

UM GIGANTE CARIJÓ!

Obrigado por tudo que fez por nós, Mestre Moacyr Toledo.
Descanse em paz!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário