quinta-feira, 20 de junho de 2019

Tapetes coloridos de serragem enfeitam BH e Sabará neste Corpus Christi

Por MARIANA NOGUEIRA | SIGA-NOS NO TWITTER @OTEMPO
20/06/19 - 10h35

Fiéis deram início à montagem dos tapetes de serragem ainda na noite de quarta-feira (19), em Sabará
Foto: Alex de Jesus/O Tempo
Na avenida Afonso Pena, fiéis ainda confeccionam os tapetes de serragem ao lado de freiras na manhã deste Corpus Christi
Foto: João Lêus/O Tempo

Uma das cidades mineiras de maior tradição religiosa nas comemorações de Corpus Christi, Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (20) enfeitada por seus famosos tapetes de serragem e com uma multidão de pessoas reunida em uma missa na praça Melo Viana, no centro da cidade. Para os cristãos, a data é a oportunidade para celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Os fiéis e moradores de Sabará se mobilizaram para a confecção dos tapetes coloridos de serragem e cal desde às 19h dessa quarta-feira (19). Até às 9h30 desta quinta-feira ainda era possível encontrar artesãos finalizando os trabalhos nas ruas do município.

Após a celebração da missa nas proximidades da Igreja do Rosário, no centro, os fiéis se reuniram para a tradicional procissão, que tem como destino a Igreja Nossa Senhora da Conceição e tem como característica a passagem do padre pelos tapetes carregando o que para os católicos é a representação do corpo de Cristo. 

“É uma das datas mais importantes para a nossa cidade. Nossa fé está marcada na história de Minas Gerais com essa celebração e isso representa muito para nós. Todos os anos, queremos que essa data seja ainda mais marcante, lembrando sempre que Cristo é a motivação para estarmos aqui”, disse a aposentada Maria de Lourdes Santana, 70.

Capital de fé 
Dezenas de mineiros estão reunidos na manhã desta quinta-feira (20) para confeccionar os últimos detalhes dos tapetes coloridos na rua dos Timbiras e na avenida Afonso Pena.

No Santuário da Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, uma missa especial será celebrada por Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Naiconal dos Bispos do Brasil (CNBB), às 16h. Posteriormente, fiéis seguem em procissão. (Com Lara Alves)

Jornal OTempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário