Por MARIANA NOGUEIRA | SIGA-NOS NO TWITTER @OTEMPO
20/06/19 - 10h35
Fiéis deram início à montagem dos tapetes de serragem ainda na noite de quarta-feira (19), em Sabará
Foto: Alex de Jesus/O Tempo
Na avenida Afonso Pena, fiéis ainda confeccionam os tapetes de serragem ao lado de freiras na manhã deste Corpus Christi
Uma das cidades mineiras de maior tradição religiosa nas comemorações de Corpus Christi, Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (20) enfeitada por seus famosos tapetes de serragem e com uma multidão de pessoas reunida em uma missa na praça Melo Viana, no centro da cidade. Para os cristãos, a data é a oportunidade para celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Os fiéis e moradores de Sabará se mobilizaram para a confecção dos tapetes coloridos de serragem e cal desde às 19h dessa quarta-feira (19). Até às 9h30 desta quinta-feira ainda era possível encontrar artesãos finalizando os trabalhos nas ruas do município.
Após a celebração da missa nas proximidades da Igreja do Rosário, no centro, os fiéis se reuniram para a tradicional procissão, que tem como destino a Igreja Nossa Senhora da Conceição e tem como característica a passagem do padre pelos tapetes carregando o que para os católicos é a representação do corpo de Cristo.
“É uma das datas mais importantes para a nossa cidade. Nossa fé está marcada na história de Minas Gerais com essa celebração e isso representa muito para nós. Todos os anos, queremos que essa data seja ainda mais marcante, lembrando sempre que Cristo é a motivação para estarmos aqui”, disse a aposentada Maria de Lourdes Santana, 70.
Capital de fé
Dezenas de mineiros estão reunidos na manhã desta quinta-feira (20) para confeccionar os últimos detalhes dos tapetes coloridos na rua dos Timbiras e na avenida Afonso Pena.
No Santuário da Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, uma missa especial será celebrada por Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Naiconal dos Bispos do Brasil (CNBB), às 16h. Posteriormente, fiéis seguem em procissão. (Com Lara Alves)
Jornal OTempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário