Por G1 Zona da Mata
18/06/2019 08h19
Após oito meses investigação, Polícia Federal em Juiz de Fora deflagrou operação em cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro — Foto: Augusto Medeiros/G1
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação "Narcos". O objetivo é prender e desarticular associação criminosa destinada ao tráfico internacional de maconha.
Conforme as informações iniciais, 130 policiais federais cumprem, com o apoio de 77 policiais militares da 4ª Região de Polícia Militar, 13 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, onde tramita a investigação.
As equipes estão em Juiz de Fora, Ubá, Tocantins, São Geraldo e Rodeiro, em Minas Gerais; Piúma e Itapemirim, no Espírito Santo; Nova Alvorada no Mato Grosso do Sul; e no Rio de Janeiro, capital.
Além disso, a Justiça determinou o sequestro de todos os bens imóveis, veículos e ativos financeiros em nome dos investigados, como forma de desarticular o poder econômico da associação criminosa.
Além do tráfico internacional de drogas, as investigações apontaram outros crimes praticados pelos investigados, tais como o furto, o roubo, a receptação e a clonagem de veículos automotores, bem como a respectiva lavagem de capitais. Uma vez condenados, os investigados estão sujeitos a penas que podem superar 30 anos de reclusão.
Outras informações sobre a operação serão repassadas ainda nesta terça, pela Polícia Federal.
Tráfico internacional
A droga vinha de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, entrava em território brasileiro, pelo município de Ponta Porã (MS). De lá era transportada para Juiz de Fora, onde estava estabelecido o chefe da associação criminosa.
Parte da droga ficava na cidade e a outra parte era distribuída para os comparsas estabelecidos nos municípios de Ubá, Tocantins, São Geraldo e Rodeiro, em Minas Gerais; e nos municípios de São Gonçalo e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.
Durante os oito meses de investigação, foram aprendidos, com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal e das Polícias Militares do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais, mais de 1 tonelada de maconha, armas de fogo e munições. E também diversos veículos furtados ou roubados, que eram utilizados tanto para o transporte, quanto para o pagamento da droga.
O nome da Operação foi inspirado na série "Narcos", da Netflix, que trata do tráfico internacional de drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário