O avião acidentado era um cargueiro modelo Douglas C-47
Mário Assis Causanilhas
Vou compartilhar em texto escrito por Fernando Andreis, que está circulando na internet com grande sucesso. Realmente, é uma história muito curiosa, que mostra como a vida empresarial pode ser cheia de surpresas.
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A VERDADEIRA HISTÓRIA DA TRANSBRASIL
Fernando Andreis
Em 12/7/1954 uma tripulação da FAB voava no C-47 matrícula 2041, levando carga do Rio para Porto Alegre, uma distância considerável na época. A rota prevista estava sobre densa camada de nuvens, sem poder conferir referências no solo. Naquela época, o instrumento de navegação mais usado era o radiogoniômetro.
Como muitos sabem, esse instrumento captava a direção de onde provinham ondas de radiofaróis ou emissoras de rádio comerciais, e uma agulha apontava para onde a aeronave deveria ir (essa a razão pela qual as rádios comerciais tinham que transmitir seu nome e prefixo a intervalos regulares).
Mas eis que o bendito radiogoniômetro deu problema e tiveram de se orientar pela bússola.
DESVIO DE ROTA – Bússola, vento de través e sem referência no solo resultam quase sempre em desvio de rota, em especial em grandes distâncias. O resultado é que se viram perdidos, sem conseguir mais contato de rádio com as bases previstas e o combustível foi acabando.
Resolveram furar a camada de nuvens e pousar de barriga. Por sorte não encontraram um morro pelo caminho e acabaram pousando num milharal. Naquela época, o C-47 era um valioso avião, e a FAB terraplanou uma pista ao lado de onde pousaram, montou um pequeno hangar e em dois meses recuperaram o C-47, deixando para trás uma pista e o hangar.
Naquela cidade existia um frigorífico que vendia muito para SP, mas perdia vários embarques pelas estradas muito ruins do caminho. Resolveram tentar levar suas carnes mais nobres de avião – e a coisa deu certo. Como os aviões voltavam vazios, começaram a trazer passageiros na rota inversa e descobriram um nicho de mercado que nem desconfiavam.
A cidade próxima do local onde pousaram se chamava Concordia. E o frigorifico era a Sadia. Estava criada a Sadia Transportes Aéreos, que mais tarde se tornou a Transbrasil. Coisas de radiogoniômetro.
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P.S. – A tripulação do C-47 2041 era formada pelo comandante, major Ernesto Lebre; o co-piloto, major Aroldo Veloso; o mecânico de bordo, segundo sargento Severino Andreis; e o radiotelegrafista, segundo sargento Laurindo Monteiro.Posted in Tribuna da Internet
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