O projeto ‘De Olho do Duto’ chega às comunidades Chapéu d’Úvas e Igrejinha, em Juiz de Fora, para um dia de muita cultura e diversão. Realizado em Minas Gerais pela Associação Pano de Roda, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro, a iniciativa tem como foco principal oferecer aos moradores locais dois dias inteiros de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa. As atividades acontecem na Escola Municipal Almerinda de Oliveira e na Sede do Curumim (antigo Agente do Amanhã)
Entre os objetivos do projeto está a aproximação da população local e a disseminação do acesso à cultura, além do fortalecimento dos vínculos entre as comunidades. No dia 08, na Escola Municipal Almerinda de Oliveira, ás 8h, começam as atividades com uma oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses – malabares, perna de pau e apresentação de palhaços Logo após, um cortejo segue a programação com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, após o término da apresentação, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores. A programação se repete no dia seguinte, na Sede do Curumim (antigo Agente do Amanhã).
Os diretores e artistas da ESLIPA, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.
Para a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”.
Pano de Roda
A Associação Pano de Roda representa o projeto em Minas Gerais e dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à pesquisa artística nas artes cênicas (teatro e circo). Com foco nas linguagens da arte do palhaço, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, a associação busca o estímulo e a formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura promovendo projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Criada em 2003, a Associação Pano de Roda atua em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países e dialoga com uma gestão colaborativa, artistas, setores públicos e privados, comunidades e público.
Serviço
08/11 – Quinta-Feira- Chapéu d’Ùvas - Juiz de Fora
Horário: 08h às 11h
Local: Escola Municipal Almerinda de Oliveira
Endereço: Rua Jerônimo Vieira Tavares, S/Nº
09/11 – Sexta-Feira - Igrejinha - Juiz de Fora
Horário: 9h ás 15h30.
Local: Sede do Curumim (antigo Agente do Amanhã)
Endereço: Rua Maria Vidal de Carvalho, 173.
Informações para imprensa
Target Assessoria de Comunicação
Com: Márcia Vilella | Letícia Reitberger
(21) 2284-2475 | 98158-9692 | 98158 9715
Jerson Pita - Jornalista
21 2284 2475 | 2234 9621
21 98097 5558
Nenhum comentário:
Postar um comentário