terça-feira, 28 de agosto de 2018

Campanhas levam doadores à regional da Hemominas em Juiz de Fora

Por G1 Zona da Mata

28/08/2018 11h50 

Policiais militares à paisana foram à Hemominas doar sangue nesta terça-feira (28) em Juiz de Fora 
(Foto: Fundação Hemominas/Divulgação)

A convocação de doadores de sangue da Hemominas em Juiz de Fora está sendo atendida. Nesta terça-feira (28), 79 policiais militares compareceram à unidade. Na semana passada, 28 funcionários da Rede de Supermercado Bahamas iniciaram a campanha interna da empresa em prol da doação de sangue e do cadastramento para doação de medula óssea.

Além disso, a Prefeitura de Rio Pomba anunciou que realizará uma caravana para doação em Juiz de Fora em 22 de setembro. Os interessados devem se cadastrar na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Teófilo Mosqueira, 155, bairro Rosário, ou pelo telefone (32) 3571-1540.

No entanto, a funcionária do Setor de Captação de Doadores da Hemominas, Débora Carvalho, destacou que, na média, o comparecimento ainda está abaixo das 160 pessoas por dia, que é o mínimo necessário para atender a demanda de 27 hospitais em 57 cidades da região.

"Não estamos recebendo isso. Nesta segunda (27), foram 101 pessoas. Na semana passada, tivemos dias com cerca de 90 doadores e houve um dia que vieram 75 pessoas", comentou.

De acordo com o Hemominas, as constantes mudanças climáticas, as quais podem provocar gripes, doenças respiratórias e processos alérgicos impedem a doação de sangue. A queda no comparecimento de doadores foi registrada na rede como um todo e nos Postos de Coletas de Muriaé e de Leopoldina. Segundo Débora Carvalho, as campanhas ajudam a prevenir problemas futuros (confira abaixo os critérios para doação).

"Com o baixo comparecimento, estas campanhas e mobilizações, ajudam a amenizar a situação e impedir problemas que poderiam surgir mais à frente. Nosso estoque está razoável, exceto o tipo O negativo que está crítico. As pessoas precisam colocar a doação de sangue na sua rotina de vida, para a gente não passar aperto no atendimento", afirmou.

Não é uma obrigação institucional, é humana", destacou Major Márcio Duarte sobre os PMs doarem sangue em Juiz de Fora - (Foto: Fundação Hemominas/Divulgação)

Motivar pelo exemplo", destacou major da PM
Nesta manhã de terça-feira, 79 policiais militares trocaram a educação física pela doação de sangue e compareceram à paisana à Hemominas. De acordo com o major Márcio Duarte, da 4ª Região da Polícia Militar (RPM), foi a forma da corporação atender ao apelo da instituição. "É uma linha de doutrina do nosso comando regional. No ano passado, fizemos a campanha na formatura de um curso. Sabendo da necessidade da Hemominas, fizemos esta mobilização no dia da nossa educação física", explicou.

De acordo com ele, o gesto é mais que uma demonstração do trabalho da Polícia Militar pela comunidade."É um ato comunitário e solidário para o próximo. Não é uma obrigação institucional, é humana. E o que pudermos fazer em prol da sociedade, estamos dispostos. É a forma de motivar pelo exemplo", destacou.

Campanha mobiliza funcionários de rede de supermercado
O Grupo Bahamas iniciou na última sexta-feira (24), a 16ª Ação Voluntária com a presença de 28 colaboradores ao Hemocentro. Às sextas-feiras, até 24 de novembro, serão realizadas a 15ª Campanha "Doe sangue: a Gota da Vida" e 4ª Campanha de Doação de Medula Óssea.

De acordo com o Departamento de Marketing, nos 15 anos ininterruptos, foram ealizadas quase nove mil doações, o que se presume ter salvo em torno de 30 mil vidas. A campanha é desenvolvida também em outras cidades onde a Rede mantém unidades e também haja este tipo de serviço.

Como ser doador

A Hemominas em Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, ao lado do Mergulhão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, com distribuição de 90 senhas - sendo 60 para caravanas e 30 para doadores da cidade.

O interessado deve ir até a unidade, fazer o cadastro e passar uma triagem. Se o estado de saúde estiver bom, a doação pode ser feita no mesmo dia. 

Confira os critérios para doar:
Pessoas entre 16 e 69 anos;
Quem tem e está com boa saúde;
Quem pesa acima de 50 kg;
Quem dormiu bem na noite anterior à doação;
Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais;
Apresentar documento original com foto, filiação e assinatura;
Para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para homens, 60 dias.

A doação pode ser agendada pelo telefone 155, na opção 8, no site da Fundação ou pelo aplicativo MGApp. Moradores de cidades da região que quiserem trazer caravanas aos sábados devem agendar no setor de captação pelos telefones (32) 3257-3171 ou (32) 3257-3172. Também podem ligar quem tiver alguma dúvida.

Restrições
Quem tomou vacina contra a gripe deve esperar 48 horas para vacinar. Já para a febre amarela o prazo é de 30 dias;
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A;
Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação;
Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três meses e após cesárea, seis meses;
Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis meses;
Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses;
Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
Quem fez tratamento dentário recente pode ser impedido de doar por um período de um a 30 dias, conforme o caso;
Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário