terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Vacinação contra febre amarela - Última semana de funcionamento das UBSs em tempo integral

JUIZ DE FORA - 30/1/2018 - 16:08

Até sexta-feira, 2 de fevereiro, todas as 63 unidades básicas de saúde (UBSs) funcionarão em horário integral para vacinação contra febre amarela, incluindo o intervalo do almoço, entre 11 e 13 horas. A exceção é na quinta-feira, quando todas os postos encerram as atividades às 15 horas, para avaliação interna. A medida, iniciada no dia 19 de janeiro, tem como objetivo melhorar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, atingindo a porcentagem ideal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% da população. Em Juiz de Fora, este índice já chegou a 91,55%, segundo levantamento do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde (SS).

Para potencializar ao máximo o acesso dos grupos que precisam passar por avaliação médica para tomar a vacina, especialmente os idosos a partir dos 60 anos de idade, foram disponibilizados médicos nas UBSs durante o almoço, além do horário convencional de atendimento. Algumas unidades, no entanto, poderão ficar sem o médico neste intervalo, retomando o atendimento no horário regular. Isso se tratando de UBSs tradicionais ou as que contam com apenas uma equipe no Programa Saúde da Família (PSF), o que inviabiliza a adoção da escala.

O cidadão que não possui unidade de referência em seu bairro, em casos de idosos, deve procurar o Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Crianças e adolescentes, não referenciadas, podem se vacinar no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Para os demais grupos, a vacinação está disponível também no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. Confira aqui os endereços e horários de funcionamento destes postos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/ 7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário