JUIZ DE FORA - 1/12/2017 - 18:12
Foto: Gil Velloso
Em dezembro, a Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) promove ação solidária em prol da Casa “São Camilo de Lélis”, que atende a população em situação de rua. Durante todo o mês, os produtos culturais financiados pela Lei de Incentivo à Cultura “Murilo Mendes” serão trocados por itens de higiene pessoal, como barbeadores, desodorantes roll-on, hidratantes, sabonetes e pastas de dente. O material arrecadado será doado para os atendidos na instituição, que funciona na Rua José Nunes Leal, 42, Bairro Santa Luzia.
Conforme a secretária da Lei “Murilo Mendes”, Fernanda Amaral, a iniciativa propõe exercício de amor: “Dentro do espírito de solidariedade típico de fim de ano, a campanha visa ajudar esta instituição, que vem desenvolvendo trabalho sério na cidade, atendendo pessoas sem-teto e que, muitas vezes, não têm vínculos familiares.”
Fundada em outubro de 1971, a entidade filantrópica funciona como albergue e mantém atualmente 22 internos, sendo cinco mulheres. São pessoas com idades entre 18 e 59 anos, que necessitam de cuidados médicos e assistenciais. Muitas delas estão em tratamento contra o vício do álcool e das drogas. O encaminhamento acontece por meio do serviço social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ou por populares. Concluído o tratamento, muitos pacientes continuam morando no local, por não terem para onde ir. A instituição tem fila de espera por ajuda, com cerca de 80 nomes cadastrados.
A Casa “São Camilo de Lélis” conta com 19 profissionais contratados e cerca de 50 voluntários, entre médicos, psiquiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, funcionários públicos, professores e profissionais liberais. A instituição é mantida com doações em dinheiro, alimentos, roupas, material hospitalar, remédios e itens de higiene pessoal, entre outros. Também são realizados bazares e festas para arrecadar fundos.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário