terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cartas revelam curiosidades sobre a Viscondessa de Cavalcanti

JUIZ DE FORA - 22/8/2017 - 12:04

Uma das figuras de destaque na formação do Museu Mariano Procópio, a Viscondessa de Cavalcanti era uma mulher de muito prestígio na sociedade. Cartas do acervo da instituição revelam a proximidade da prima de Alfredo Ferreira Lage com vários artistas, intelectuais e outras personalidades de grande expressão à época.

Entre as correspondências, está a carta de Eça de Queiroz, o autor de “Primo Basílio”. A mensagem, datada de 12 de março de 1891, é um pedido de desculpa à Viscondessa, por conta da demora da devolução de seu leque de autógrafos. O objeto, que hoje faz parte do acervo do Museu, apresenta várias assinaturas, com dedicatórias e ilustrações como a do pai da aviação, Alberto Santos Dumont.

Amélia Machado Coelho Cavalcanti Albuquerque, a Viscondessa de Cavalvanti, era sobrinha de Mariano Procópio e, assim como seu primo Alfredo, colecionadora. A Villa Ferreira Lage, o castelinho da família, foi uma de suas residências oficiais. Em certo período, chegou a dividir a casa com seu primo. Ainda em vida, doou parte de sua coleção ao Museu, peças e objetos dos mais variados gêneros, incluindo itens do período Antes de Cristo.

*Informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio, no telefone: 3690 2004.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário