quinta-feira, 29 de junho de 2017

“JF em Dança” tem início no sábado com apresentação na praça de Benfica

JUIZ DE FORA - 29/6/2017 - 18:44

No sábado, 1º de julho, a Praça Geremias Garcia (Rua Diogo Álvares, Bairro Benfica) receberá o projeto “Vivaldi Dança na Praça”, contemplado pelo Edital 2017 do “JF em Dança”. Por meio dele, cinco projetos foram selecionados para receber apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), para elaboração e apresentação de espetáculos até 31 de agosto. O incentivo financeiro é de R$ 7 mil (valor líquido) por projeto selecionado.

“Vivaldi Dança na Praça” ocupará ainda outros quatro lugares públicos, em diferentes regiões da cidade, levando arte e cultura para a população. Nas apresentações, três bailarinos farão coreografias dos estilos de dança moderno (técnica Horton), clássico e contemporâneo. No fim, todos realizarão uma composição coreográfica coletiva. A cada espetáculo, o artista Lúcio Rodrigues fará pinturas em tecidos, relacionando sua arte com uma das coreografias. Posteriormente, as obras serão transformadas em figurino para as últimas apresentações.

Os encontros, pesquisas e ensaios para composição das coreografias começaram em março. 

A trilha sonora dos espetáculos será a composição “As Quatro Estações”, de Vivaldi, e, para cada apresentação, os estilos de dança serão mantidos, mas o resultado, segundo Fernanda, terá alterações de acordo com o espaço ocupado: “Cada praça tem seu espaço físico e um público diferenciado. A mesma obra afeta de maneira diferente as pessoas e esta resposta do público, naturalmente, faz ressonância na emoção dos artistas envolvidos. Um artista, ao tocar uma pessoa, também é tocado. O desdobramento nunca é o mesmo a cada ambiente”. 

Ainda conforme Fernanda, a ideia de realizar as apresentações em locais públicos e ao ar livre surgiu como tentativa de transpor o erudito para o espaço aberto, surpreendendo e capturando o transeunte por alguns minutos: “A intenção se aproxima um pouco da vivência do Vivaldi (compositor e músico do estilo barroco tardio). Ele era um artista que procurava fazer as obras não para agradar o público erudito, mas para encantar as pessoas comuns”.

Programação
1º de julho – Praça Geremias Garcia (Bairro Benfica)
8 – Praça Maria Ilídia (São Benedito)
15 - Praça Geraldo Pelzers (Santa Luzia)
19 - Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (São Pedro)
26 de agosto – Praça João Penido (Praça da Estação – Centro)

Ficha técnica
Direção artística: Fernanda de Oliveira
Pintura performática: Lúcio Rodrigues
Bailarinos: Fernanda de Oliveira, Mário Jorge Mendes e Vitória Vargas Lima
Produção cênica: Marcos Bavuso
Produção executiva: Marcos Guilhon
Sonorização: Ciclosom

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário