segunda-feira, 29 de maio de 2017

Prefeitura comemora 170 anos de Bernardo Mascarenhas com lançamento de concurso de empreendedorismo para alunos da rede municipal de ensino

JUIZ DE FORA - 29/5/2017 - 12:17
Nesta terça-feira, 30, um dos importantes personagens da história de Juiz de Fora será homenageado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Bernardo Cândido Mascarenhas, nascido em 30 de maio de 1847, completa 170 anos e, para celebrar a data, além da limpeza e ornamentação, com coroa de flores, de seu túmulo – localizado no Cemitério Municipal da cidade – também às 18h30, na Praça Antônio Carlos, no Centro, o prefeito Bruno Siqueira lança o edital do concurso “Empreendedorismo” para alunos da rede municipal, que estejam cursando entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental. 

O concurso terá como tema “Se eu fosse Bernardo Mascarenhas, o que faria hoje para a cidade de Juiz de Fora”. A proposta é que sejam produzidos vídeos, podendo ser gêneros como documentário, animação, entre outros, de um a cinco minutos, abordando o tema citado. A inscrição será gratuita e poderá ser feita entre 1 e 11 de agosto. O edital será divulgado no site da PJF.

Também nesta terça-feira, a Prefeitura encaminha projeto de Lei para a Câmara Municipal, com a proposta de criação da “Medalha Bernardo Mascarenhas”, para homenagem de pessoas que foram importantes para a história de Juiz de Fora.

Bernardo Cândido Mascarenhas 
Nascido no município de Curvelo, em Minas Gerais, e filho de Antônio Gonçalves Silva Mascarenhas e Policena Moreira da Silva, Bernardo estudou no Colégio do Caraça, com os padres lazaristas franceses, entre 1860 e 1863. Desde muito jovem, era marcante seu espírito empreendedor. Prova disso é, que com pouco mais de 20 anos, fundou em parceria com seus irmãos a primeira fábrica de tecidos no sertão do estado, em Tabuleiro Grande.

Em 1887, quando chegou a Juiz de Fora, ele implantou o seu mais audacioso plano de empreendedorismo e inovação, se tornando um dos primeiros industriais brasileiros a abandonar a mão de obra escrava e contratar empregados assalariados. Em 1888, foi inaugurada a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, sediada em majestoso prédio na Avenida Getúlio Vargas, onde atualmente funciona o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A Companhia foi a primeira tecelagem da América do Sul a utilizar energia hidrelétrica para mover seus equipamentos e também foi pioneira, no país, ao criar um Sistema de Previdência Social para seus trabalhadores, quando não havia legislação nesse sentido.

Bernardo criou também a Companhia Mineira de Eletricidade (CME) de Juiz de Fora, que passou a fornecer energia elétrica para a cidade e região. Aos poucos, a demanda pela nova invenção ganhou ruas e praças, tornando a cidade pioneira no uso da energia hidrelétrica em iluminação pública. A companhia existiu até 1980, quando foi incorporada pela Cemig.

Em parceria com outro juiz-forano, Francisco Batista de Oliveira, Bernardo liderou a criação do Banco de Crédito Real de Minas, fundado em 1889. Mascarenhas foi um de seus presidentes. Já, em 30 de março de 1891 um grupo de 39 cidadãos, visionários e comprometidos com a cidade, entre eles Bernardo Mascarenhas, reuniu-se no salão do Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Estava fundada a Academia de Comércio.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo pelo telefone 3690-7406.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário