terça-feira, 23 de maio de 2017

Feira da Agricultura Familiar chega à Praça do Riachuelo

JUIZ DE FORA - 23/5/2017 - 14:14


Teve início nesta terça-feira, 23, a Feira da Agricultura Familiar na Praça do Riachuelo. A iniciativa é parceria entre as secretarias de Agropecuária e Abastecimento (SAA) e de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A feira será realizada sempre às terças-feiras, das 7 às 14 horas.  

Na abertura, os secretários da SAA, Bebeto Faria, e da SAU, Eduardo Facio, visitaram o local. De acordo com Facio, a SAU levou à SAA a ideia de ocupar a praça em frente ao Santa Cruz Shopping com a Feira de Agricultura Familiar: “A ideia foi bem recebida e prontamente atendida, e por isso, a feira está presente em mais uma praça de nossa cidade. A ideia é ocupar os locais com boas práticas e a presença do poder público, trazendo segurança e sensação de pertencimento à população.”

Além disso, para Bebeto Faria, este novo ponto da Feira de Agricultura Familiar é maneira de movimentar o mercado e dar mais oportunidades para as famílias envolvidas e os consumidores: “É mais uma alternativa para os produtores, consequentemente mais geração de renda e mais um local para a população comprar produtos de qualidade”.

O Projeto da Agricultura Familiar conta com apoio da SAA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Associação dos Produtores Rurais e da Agroindústria Familiar de Juiz de Fora (Agrojuf). A iniciativa foi criada em 1981. Surgiu de parceria entre Emater-MG, PJF e agricultores familiares, organizados em grupos por município e com abrangência regional. Um grupo de extensionistas, liderado por Maria Elizabeth Nascimento, observou a dificuldade dos agricultores para comercializarem sua produção, principalmente em se tratando de produtos da agroindústria familiar, como doces, bolos, biscoitos, mel e queijos.

As mulheres rurais produziam mas, na época, não tinham onde e nem como vender. Assim surgiu a feira, com o objetivo de fornecer produtos com qualidade e sabor diferenciados para o consumidor urbano da maior cidade da região, valorizando a tradição e o resgate cultural do processamento artesanal agropecuário. No decorrer do tempo buscou-se qualificar a participação dos produtores numa gestão de base associativista, sendo constituída, em 2006, a Associação Regional de Produtores Rurais e Feirantes da Agroindústria Familiar de Alimentos (Agrofar).

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da SAU, pelo telefone 3690-7454.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário