Charge do Nani (nanihumor.com)
Francisco Vieira
Aqui na Tribuna da Internet já foi denunciado pelo Dr. Jorge Béja o abuso dos telefonemas da operadora Oi para as casas dos assinantes, a pretexto de oferecer supostas vantagens. Infelizmente, não é a única irregularidade. Somos reféns das operadoras, que têm feito celebrado contratos (ou simulado contratos) apenas com menção do nome e do número de CPF, sem exigir carteira de identidade nem conferir assinatura.
Desde o início de dezembro do ano passado eu comecei a receber ligações de cobrança da operadora Claro me informando que eu estaria devendo uma conta de R$ 2.180,63 (nos valores da época) no número 62-99218-6414. Como prova de “boa vontade”, até aceitavam que parcelasse o passivo em mais de duas vezes. E todo o santo dia eu tinha que repetir para a atendente que nunca possuíra linha telefônica da Claro!
LIGAR PARA 1502 – Sempre que eu procurava saber mais detalhes do que se tratava, já que não uso essa operadora, as atendentes diziam não estarem a par da situação (pois não tinham acesso aos dados cadastrais) e pediam que eu ligasse para o número 1052.
Bem, quando ligava para o número 1052, a atendente desse número dava de ombros e mandava que ligasse para o 0800 7236626. Mas quando eu ligava para o 0800 7236626, me indicavam o número 106-21. Ao ligar no 106-21, diziam que o meu problema deveria ser resolvido no número 1052… E tudo se iniciava e findava em uma enorme perda de tempo e de paciência.
Tentando resolver o problema, fui a uma loja da empresa Claro e soube que o referido número fora adquirido na cidade goiana de Uruana, onde nunca estive, nem sei onde fica, cujo endereço estava no cadastro da fatura da conta.
SEM CONTRATO – O funcionário da loja, ao fazer a pesquisa “no sistema”, confirmou que, embora a conta estivesse com o meu nome e o meu CPF, realmente não havia contrato feito ou assinado, o que, segundo ele, caracterizava uma fraude. Mas não tomou providência alguma, pois não era de sua competência.
Mesmo sabendo tratar-se de uma fraude e após eu ter comparecido à loja, as ligações de cobrança continuaram a acontecer pelo menos uma vez por dia na parte da manhã, de segunda a sábado, e outras vezes pela manhã e à tarde durante os meses de janeiro e fevereiro.
Em março eles diminuíram as ligações e neste mês ainda não recebi nenhuma, provavelmente por já terem incluído o meu nome no Serasa, SPC etc…
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O mesmo fato está acontecendo comigo. Só descobri que era devedor da Claro, sem jamais ter sido cliente da operadora, quando fui fazer uma compra a prazo e o vendedor, ao preencher o pedido e conferir os dados, constatou que meu nome estava “negativado”. Consegui efetuar a compra, porque era através de cartão de crédito, e fui apurar o que estava acontecendo. No Serasa, informaram que se trata de débito por uso de TV por assinatura da Claro. Desde então, entrei na mesma “via crucis” do Francisco Vieira, com uma pequena diferença. No caso de TV por assinatura, a loja da Claro nem dá informações, é preciso acessar o site da Claro. Tentei fazê-lo e não consegui, porque o falso “cliente” já tinha se cadastrado lá, usando meu nome e CPF. Estou entrando na Justiça, já selecionei farta documentação das cobranças que a Serasa passou a me fazer. Enquanto o processo não rola, fico tranquilo, porque ninguém mais poderá me aplicar esse golpe, enquanto meu nome e meu CPF estiverem “negativados”. (C.N.)Posted in Tribuna da Internet
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