JUIZ DE FORA - 15/3/2017 - 17:47
A Escola Municipal (E.M.) “Theodoro Frederico Mussel”, no Bairro Nossa Senhora das Graças, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolve o projeto “Leituras e Leitores”, com objetivo de incentivar, entre os alunos da unidade de ensino, o conhecimento sobre novas culturas, o exercício da imaginação e a expansão do vocabulário, de forma prazerosa e interessante.
Na última semana foi realizada reunião pedagógica com a equipe da escola, dando início às atividades do “Leitura e Leitores”, que acontecerão em 2017. Os parceiros da Proex apresentaram o projeto e orientaram os professores, que também foram convidados à leitura.
Desde 2016, a escola recebe os participantes do Proex, que aplicam questionário, visando identificar as necessidades ligadas aos hábitos de leitura das crianças. Com as demandas criadas, a escola recebe retorno, para que, em conjunto, seja criada rotina de trabalho baseada em contos, livros e textos. A partir disso surge a criação de jornal mural, fichas de livros e calendários, entre outras atividades, executadas em sala e orientadas pelos professores durante todo o período escolar.
Para a criação da identidade do projeto “Leituras e Leitores”, os alunos, agora do sexto ano, receberam a visita de designer gráfica, que auxiliou as crianças no processo de elaboração da logomarca desenvolvida, de acordo com as ilustrações produzidas por elas próprias.
A coordenadora pedagógica da escola, Sandra Vieira, enfatizou a importância de se criar estímulos de leitura desde a educação infantil, para que os alunos avancem e cheguem ao terceiro ano do ensino fundamental fluentes: “Quando isto é feito, barreiras são derrubadas”.
A biblioteca da escola passou por mudanças até no nome, passando a ser “Sala de Leitura”. “Mudou-se a forma de trabalho com os alunos neste espaço; e a disposição dos livros foi pensada, para que possam ser melhor visualizados, estimulando o interesse”, explicou a coordenadora.
Além disso, de 15 em 15 dias, os alunos do segundo ao quinto ano têm momento de leitura diferenciado. Eles escolhem um lugar dentro da escola e podem desfrutá-lo durante 30 minutos. Depois, retornam para a sala e prosseguem normalmente com as aulas. “As crianças gostam, porque é feito um trabalho diferente. Queremos formar leitores, e, para isso, o trabalho deve ser feito desde a educação infantil”, finalizou a coordenadora.
A Proex é responsável por promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade, em exercício de contribuição mútua. A pró-reitoria coordena e apoia programas, projetos, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades de extensão, considerando o compromisso social da universidade.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF
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