quarta-feira, 15 de março de 2017

Parque do Museu é opção para prática de atividades físicas

JUIZ DE FORA - 15/3/2017 - 17:48


A realização de atividades físicas em locais públicos vem crescendo a cada ano. Alguns dos fatores responsáveis por esse aumento são as novas modalidades de exercícios. Em evidência, os treinos funcionais, o crossfit. Em Juiz de Fora, um dos espaços que recebe diariamente praticantes de atividades físicas é o parque do Museu Mariano Procópio. Lá, a prática de atividades físicas tem incentivos, como o “Clube da Caminhada”, que possibilita o acesso ao parque a partir das 6 horas, duas horas antes da abertura para o público em geral.Aí, às 8 horas, além dos praticantes de exercícios, o espaço começa a receber outras atividades, aumentando o fluxo de pessoas nas vias de circulação.

Segundo o gerente do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque (DPMP), Dirceu Falce, a prática de atividades físicas no jardim histórico contribui para a valorização do espaço público, muito além de seus contextos cultural e histórico. O conjunto paisagístico do Museu é reconhecido como “Patrimônio Cultural Brasileiro”, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan).

Para o educador físico Gustavo César Casagrande, o uso de locais públicos como praças e parques para atividades físicas é ótimo incentivo para as pessoas que procuram vida mais saudável: “Outro fator é a possibilidade das pessoas saírem do ambiente de academia. Por isso, muitas estão optando pelos exercícios externos, como caminhada, corrida, crossfit e o treino funcional”.

Para ser membro do “Clube da Caminhada” é preciso realizar o cadastro diretamente na sede do Museu Mariano Procópio, na Rua Dom Pedro II, 350, apresentando documento de identidade, comprovante de residência e foto 3x4. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A partir do cadastro, uma carteirinha será confeccionada para permitir o acesso do participante ao parque antes das 8 horas. Para praticar atividades físicas em outros horários não é necessário ser membro do clube.

* Informações com a assessoria da Fundação Museu Mariano Procópio pelo telefone 3690-2004.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário