JUIZ DE FORA - 15/3/2017 - 12:38
Foto: Divulgação
A exposição “Eucarístico”, do artista plástico Matheus de Simone, com curadoria de Henrique Grimaldi, será inaugurada sexta-feira, 17, às 16 horas, na Galeria Guaçuí (Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora – Rua José Lourenço Kelmer s/n, São Pedro). O local funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. A mostra fica aberta ao público até o dia 14 de abril e a entrada é gratuita.
O nome da exposição faz referência à cerimônia de comunhão da Igreja Católica, aludida em uma série de vídeos que direciona a exposição. Nela, a bala de iogurte serve de matéria-prima para as esculturas que (des)aparecem e se transformam conforme são mastigadas e moldadas. O doce utilizado pelo artista está associado ao prazer, inocência e espontaneidade pertencentes à infância, que unidos a símbolos religiosos evidenciam, imediatamente, sensações que os doces normalmente não provocam.
“Eucarístico” direciona o público para outros trabalhos artísticos de Simone, que também estarão expostos na galeria: “Fôlego II”, “Cosme e Damião”, “Valentim”, “Tomai Todos e Comei”, “Confissões Entre Dentes”, “Opera I” (esculturas com balas de caramelo), “Baile de Gala” e “Mea Culpa”. Todos sobre a perspectiva da sexualidade, que dialoga com a simbologia do catolicismo, assim como os rituais intrínsecos a ela: a comunhão e a eucaristia. Além das instalações e obras, serão exibidos vídeos, fotografias e desenhos que facilitarão na interação e entendimento do público com o acervo.
No dia 7 de abril, às 16 horas, será realizado debate no local, sobre pesquisas em arte contemporânea relacionadas às questões religiosas e sexualidade. Conforme Matheus, a conversa é de extrema importância na fomentação de produções artísticas e trabalhos científicos. “Convidei a professora do IAD, Renata Zavo, que possui pesquisa sobre o assunto, para dialogar com os alunos e, assim, estimular a produção artística e a elaboração de projetos acadêmicos no campus”, pontuou.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário