quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Prefeitura lança projeto de orientação para pessoas com deficiência

JUIZ DE FORA - 9/2/2017 - 18:53
Foto: Carlos Mendonça

Estão abertas as inscrições para o projeto “JFOrienta - Pessoa com Deficiência”, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta quinta-feira, 9. Buscando ampliar a inclusão socioprodutiva de pessoas com deficiência, o projeto levará orientações sobre cadastramento no site “JFEmpregos”, preenchimento de currículo, definição de objetivos e perfil profissional e comportamento em entrevistas, além de reforçar o conhecimento desse público sobre seus direitos, deveres e oportunidades no mercado de trabalho.

O cronograma de capacitação prevê encontros semanais às quintas-feiras, a serem realizados em março e abril. Para participar, o interessado deve se inscrever até o dia 17, na sede do Departamento de Política para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), na Avenida São Sebastião, 750, Centro.

O “JF Orienta – Pessoa com Deficiência” é realização da PJF, através dos departamentos de Trabalho, Emprego e Renda (Dter), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), e do DPCDH, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Cenário
De acordo com o último censo (2010), vivem em Juiz de Fora 107 mil pessoas com algum tipo de deficiência (20,87% da população), muitas potencialmente aptas ao enquadramento na cota prevista na Lei 8.213/91.

De acordo com esta norma, as empresas com no mínimo cem empregados são obrigadas a cumprir cotas a serem preenchidas por deficientes reabilitados ou pessoas com deficiência, habilitadas: 2%, se tiverem entre cem e 200 empregados; 3%, entre 201 e 500; 4%, entre 501 e mil; e 5%, de 1.001 em diante.

Portal JFEmpregos
O JFEmpregos (www.jfempregos.com.br), portal eletrônico oferecido pela PJF, por meio da Sedettur, tem, hoje, 1.524 pessoas com deficiência (PCD), cadastradas. O site conta com espaço de destaque, na página inicial, com oportunidades exclusivas para PCD. Em 2016, 358 vagas foram anunciadas.

Além do JFEmpregos, a SDS, através do DPCDH, desenvolve programa de inserção no mercado de trabalho, com o cadastramento de currículos e empresas que oferecem vagas, descrevendo o perfil do possível colaborador. Com o cruzamento de dados, são indicados os currículos para possível contratação.

JFOrienta
A partir de 2014, o portal JFEmpregos voltou sua atuação à capacitação dos profissionais. O projeto JFOrienta, desenvolvido pela equipe do Dter, da Sedettur, leva informações sobre mercado de trabalho em Juiz de Fora e orientações sobre currículo e entrevistas, através de palestras e publicações no portal JFEmpregos. Mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas.

Lançamento
O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do vice-prefeito Antônio Almas, secretários, vereadores, representantes de entidades e colaboradores do Executivo e Legislativo.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância de orientar sobre direitos e deveres, para que Juiz de Fora possa ampliar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: 'Nosso objetivo é qualificar e fazer com que essas pessoas tenham cada vez mais oportunidades na nossa cidade'.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, João de Matos, falou sobre a necessidade de se dar oportunidades iguais de inclusão a todos os cidadãos: “Esse é o modelo que vamos seguir sempre”. Para Abraão Gerson Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Social, o projeto “estabelecerá uma ponte entre as empresas que têm, por força de lei, que fazer a contratação, e as pessoas com deficiência que querem trabalhar, por necessidade e por direito.”

Ao apresentar o projeto, a chefe do Dter, Leila Abrahão, citou a importância de orientar as pessoas sobre a melhor elaboração do currículo, de forma a contribuir, também, com as empresas no processo seletivo. Para a gerente do DPCDH, Thaís Altomar, a ideia central é que a pessoa com deficiência se perceba enquanto profissional, e que esteja onde todos estão inseridos, buscando capacitação: 'A pessoa com deficiência pode ser um facilitador do convívio entre funcionário e empresa, onde ela vai mostrar a capacidade de profissionalismo, através do contato com o outro'. 

Presente no evento, José Tadeu, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho, considerou que o “JFOrienta vem ao encontro dos nossos anseios, para que consigamos que as empresas atinjam a cota cobrada pelo Ministério.”

Programação “JFOrienta – Pessoa com Deficiência”
Março 
Dia 9 - Palestra inaugural de sensibilização para o tema do projeto
Dia 16 - Apresentação do portal JFEmpregos, como realizar cadastro e locais onde procurar atendimento para cadastro no site
Dia 23 - Elaboração de currículos, orientação para definição de objetivo e perfil profissional
Dia 30 - Apresentação de programas para elevação da escolaridade e cursos de qualificação e capacitação profissional

Abril
Dia 6 - Informações sobre leis
Dia 13 - Informações sobre acessibilidade para o mercado de trabalho
Dia 20 - Apresentação em entrevistas de emprego
Dia 27 - Avaliação e feedback

*Informações com a assessoria de comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário