sábado, 10 de dezembro de 2016

PMs descartam greve, mas continua operação padrão

Por: Portal FolhaPE, com informações de Pedro Galindo, da Folha de Pernambuco em 09/12/16 às 19H59, atualizado em 10/12/16 às 11H46

Passeata de Bombeiros e PMs
Foto: Bruno Campos/Folha de Pernambuco

Em assembleia na frente do Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, na noite desta sexta-feira (9), a Polícia Militar e os Bombeiros militares de Pernambuco descartaram a possibilidade de greve.

O deputado estadual Joel da Harpa, representando a categoria, teve acesso ao Palácio, tendo sido recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, e também pelo líder do governo Waldemar Borges. Após a reunião, ficou decidido que a categoria continua em operação padrão e sem aderir ao Programa de Jornada Extra da Segurança Pública (PJES).

Foi acordado com o Governo de Pernambuco que representantes dos PMs e bombeiros militares serão recebidos, novamente, no dia 4 de janeiro de 2017, para nova rodada de negociação.

Durante a tarde e parte da noite desta sexta, os policiais e bombeiros militares fizeram manifestação no Recife. Eles se reuniram na praça do Derby, área central da capital, para debater sobre pleitos da categoria, como equiparação salarial e o Plano de Cargos e Salários. Decidiram não deliberar sobre greve, para que o ato não fosse considerado ilegal. Saíram, depois, em caminhada por ruas do Centro, em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio.

Logo no começo da assembleia na praça do Derby, o presidente e o vice da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares (ACS) foram detidos, sob alegação de que estariam descumprindo decisão judicial. À noite, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou nova decisão estabelecendo aumento de R$ 100 mil para R$ 500 mil da multa diária por descumprimento da ordem de não se reunir para articular greve.

Também nesta sexta-feira, o presidente Michel Temer, atendendo à solicitação do Governo de Pernambuco, autorizou o uso de Forças Armadas para garantir a segurança no Estado caso os PMs deflagrassem greve. Estão de prontidão 3.500 homens do Exército, Marinha e Aeronáutica.

http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2016/12/09/NWS,9721,70,449,NOTICIAS,2190-PMS-DESCARTAM-GREVE-MAS-CONTINUAM-OPERACAO-PADRAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário