JUIZ DE FORA - 2/12/2016 - 15:12
Lei Murilo Mendes: artista plástico mostra processo de produção de obras expostas em vários pontos da cidade
Fotos:Divulgação
Seis esculturas, com tamanhos que variam de 2,50 a 4,50 m de altura, expostas em diversos pontos da cidade. O processo de realização das obras que integram a exposição “Desnudamento de ícones”, do artista plástico Adauto Venturi, será tema de um bate-papo nesta sexta-feira, 2, às 20 horas, no Atelier Galeria Adauto Venturi (Rua Miguel Couto, 19, Fábrica). Na oportunidade, o artista também lançará o catálogo da exposição. O projeto tem curadoria de Ricardo Cristofaro e é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Os protótipos das criações escultóricas de Adauto serão exibidos ao público em seu atelier. “Com as miniaturas do trabalho fica mais fácil explicar o processo de produção. Também vou mostrar meus cadernos de desenho, maquetes, materiais utilizados e passar noções de escalas e medidas”, explicou o artista, ressaltando que os catálogos, que trazem imagens e pequenos textos de apresentação das obras, serão distribuídos gratuitamente.
A deusa grega Nice, o esquartejamento de Tiradentes e a pintura Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral (1886 - 1973), foram algumas das inspirações para o artista criar as obras. As esculturas estão expostas em diversos pontos da cidade, como nos trevos em frente ao Parque da Lajinha (Teixeiras), na Praça Antônio Carlos (Centro) e na Praça Jarbas de Lery Santos (São Mateus). Em umas das obras – Vitruviano por Venturi – Adauto inspirou-se no famoso desenho do italiano Leonardo Da Vinci (1452 - 1519), que representa o corpo humano na forma de um pentagrama dentro de um círculo. O artista reproduziu as representações geométricas do corpo na forma escultórica como medida do universo, envolvendo-a numa esfera que representa sua energia vital. É possível conferir um pouco mais da série “Desnudamento de ícones” no site.
A exposição dos protótipos fica aberta a visitação de segunda a sábado, até 15 de dezembro. Os interessados devem agendar dia e horário pelo telefone (32) 99119-7669 ou pelo e-mailadautoveturi@gmail.com.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 facebook.com/funalfa
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário