Muhammad Ali
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Data de nascimento - 17 de janeiro de 1942
Cidade natal - Louisville, Kentucky
Data de falecimento - 3 de junho de 2016 (74 anos)
Local de falecimento - Scottsdale, Arizona
Cartel
Lutas - 62
Vitórias - 57
Vitórias por nocaute - 37
Derrotas - 5
Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr, foi um pugilista norte-americano, considerado um dos maiores da história do esporte. Foi eleito "O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.
Índice - Clique sobre e saiba +
História
Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo.
Ali entrou para história da década de 60 quando se negou a lutar na Guerra do Vietnã. "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?".
Nos últimos anos de vida Muhammad Ali teve a doença de Parkinson, diagnosticada no início da década de 1980. Em 2010, Ali foi a Israel para tratar a doença.
Em 2010, Muhammad junto com a cantora Christina Aguilera fizeram a propaganda em prol das vítimas do terremoto que destruiu o Haiti.
Infância e carreira amadora
Clay teve seu primeiro contato com o boxe do chefe de polícia e técnico de boxe Joe E. Martin em Louisville, que o encontrou com 12 anos batendo em um ladrão que estava roubando sua bicicleta. Ele disse ao oficial que ele estava fazendo "whup" no ladrão. O oficial lhe disse para aprender boxe. Nos seus últimos quatro anos de carreira amadora Clay tinha treinado com Chuck Bodak.
O recorde amador de Clay foi 100 vitórias com apenas cinco derrotas.
Morte
Faleceu nos Estados Unidos, aos 74 anos, vítima de uma doença degenerativa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Ali
Nenhum comentário:
Postar um comentário