JUIZ DE FORA - 23/3/2016 - 20:04
Notícias de: DEMLURB
FOTOS: Carlos Mendonça
Dando início às atividades do Departamento de Controle Animal (Decan), o prefeito Bruno Siqueira empossou na tarde desta quarta-feira, 23, quatro servidores para o exercício das funções de planejar, implantar e coordenar a política pública de proteção animal em Juiz de Fora. O órgão, integrante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), continuará as ações já implementadas, como o Programa Municipal de Castrações, o “Castramóvel”, e a gestão do Canil Municipal.
“A criação de um departamento voltado para o trabalho público de proteção animal vem para perpetuar todas as ações que estamos desenvolvendo em benefício dos animais. Juiz de Fora já pode ser considerada uma referência no cuidado aos animais tutelados pelo município, e cada dia damos um novo passo na melhoria desse panorama”, destacou o prefeito. Durante o evento de posse, Bruno Siqueira reafirmou a parceria com organizações não-governamentais (ONGs) e protetores de animais independentes: “A grande sensibilidade que o Poder Público tem hoje com a causa vem com o exemplo da luta diária de vocês, do comprometimento dos voluntários”.
Entre as ativistas da causa animal presentes, a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Juiz de Fora (SJPA), Maria Elisa de Souza, que desenvolve há 40 anos o seu trabalho voluntário, comemorou a criação do departamento: “No passado, perdi a conta de quantas vezes estive nessa mesma sala da Prefeitura, cobrando, reivindicando uma ação concreta em prol dos animais. Hoje, fiz questão de vir aplaudir, com a certeza de que é mais uma evolução em benefício dos animais”.
O contato com os protetores de animais, ONGs e outros órgãos das esferas estaduais e federais estará entre as funções do Decan, assim como a interação entre as secretarias da PJF, para promoção de ações de proteção animal. Ao departamento compete, por exemplo, elaborar uma programação educativa junto à Secretaria de Educação (SE). “Vamos ser a referência, englobando todas as ações públicas já existentes, mantendo sempre a mesma característica dos trabalhos já iniciados: o diálogo constante com a sociedade”, relatou a administradora e protetora de animais Miriam Neder, empossada como chefe de departamento.
Manutenção e ampliação da atual política pública de proteção animal
A cerimônia de posse do Decan contou ainda com o resumo das ações implementadas pelo Demlurb nos últimos anos. Seu diretor geral, Marlon Siqueira, enumerou a reforma completa do Canil Municipal, com revitalização completa das baias, construção da sede administrativa, novo curral, criação das baias de adoção rápida e o gatil; a ampliação do programa de castrações, para o atendimento de gatos; o convênio para tratamento clínico de animais resgatados pelo Canil Municipal; e a criação do “Castramóvel”, que já ultrapassou 1.500 castrações seguras: “Nossa preocupação é realizar ações eficientes e perenes, que possam continuar por muitos anos. A criação de um departamento exclusivo para a proteção animal e de um conselho, já em votação no Legislativo, legitima, democratiza e garante a atenção da Prefeitura com os animais abandonados”.
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário