JUIZ DE FORA - 8/1/2016 - 15:26
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8, no auditório do Centro de Vigilância em Saúde, a primeira reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira, que anunciou a parceria com o Exército e o plano de trabalho dos militares junto à Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Além disso, foram apresentados o fluxo assistencial e de retaguarda para a rede de saúde, as metas estabelecidas e as próximas ações para impedir o avanço da doença. Atualmente, Juiz de Fora tem 4.518 casos de dengue confirmados, 4.723 notificados e 21 aguardando resultado de exame.
Segundo o prefeito, a proliferação do mosquito Aedes aegypti é uma preocupação nacional. Por conta disso, parcerias nas esferas municipal, estadual e federal foram buscadas, para auxiliar no avanço das doenças zika, chikungunya e dengue: “Já está firmada a parceria com o Exército, que atuará com seus homens junto aos agentes de endemias, nas regiões com maior número de casos. Além disso, os jogadores do Tupi Futebol Clube nos auxiliarão na mobilização social junto aos torcedores, visto que é um clube que tem penetração popular muito grande. É importante chamarmos a participação da população nesse combate, para que cada pessoa use de dez a 15 minutos por semana verificando, dentro de sua casa, se tem alguma água acumulada, e evitar a proliferação dos focos. Portanto, não iremos medir esforços para que esta batalha seja de todos.”
O coronel Janílson Campos Teixeira explicou que o Exército colocará à disposição da PJF aproximadamente 230 militares, atuando durante três meses, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, a partir de segunda-feira, 11: “Inicialmente, vamos atuar na zona norte do município, onde o foco do mosquito é maior. Será realizado treinamento dos militares pela Superintendência de Estado da Saúde, sendo três dias teóricos e dois práticos.”
Segundo o diretor de Marketing do Tupi, Bernardo Fortuna, as ações de mobilização social serão feitas com vídeos educativos, utilizando a imagem dos jogadores e faixas e camisas com frases de combate ao mosquito, no estádio, com o objetivo de sensibilizar a população e os torcedores.
Estiveram presentes ainda na reunião a secretária interina de Saúde, Elizabeth Jucá, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, secretários municipais, representantes da sociedade civil e da Superintendência Regional de Saúde, entre outras entidades.
O comitê foi instituído pelo prefeito Bruno Siqueira em 11 de dezembro de 2015, com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito. Entre suas funções estão a elaboração de programas permanentes, o desenvolvimento de campanhas de informação e mobilização, o fortalecimento da prevenção em todos os setores, o combate às doenças ligadas ao mosquito vetor, a visualização de estratégias emergenciais para agilizar assistência adequada aos pacientes, principalmente em caso de epidemia, e a busca por suporte laboratorial adequado.
FOTO: Carlos Mendonça
Portal PJF
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário