terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Guarda Municipal inicia vistoria em áreas verdes

JUIZ DE FORA - 26/1/2016 - 11:35
Notícias de: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

“5ª Ação Contra a Dengue” - Guarda Municipal inicia vistoria em áreas verdes

FOTO: Divulgação SARH/Guarda Municipal

Segue até quinta-feira, 28, a “5ª Ação Contra a Dengue”, realizada pela Guarda Municipal nas áreas verdes do entorno do município, com o objetivo de retirar do meio ambiente materiais que podem acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O trabalho teve início nessa segunda-feira, 25, conta com a participação de agentes de endemias da Secretaria de Saúde, e faz parte das medidas de enfrentamento ao Aedes aegypti, anunciadas nesta segunda pelo prefeito Bruno Siqueira.

No primeiro dia, a equipe visitou a Área de Proteção Ambiental (APP) Pedras Preciosas, no bairro de mesmo nome. A equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA), junto com agentes de endemias, percorreram as ruas da localidade, conscientizando os moradores e recolhendo resíduos em via pública, como pneus velhos e diversos tipos de recipientes plásticos. Também foram recolhidas várias larvas em água parada no local, as quais serão enviadas para análise. Nesta terça, a vistoria acontece no Bairro Terras Altas. 

Este ano, a ação está distribuída em três etapas, uma por mês. Ainda esta semana, a equipe da GMA realizará o trabalho na Reserva Biológica do Poço d Antas e na Unidade de Conservação do Parque da Lajinha. A equipe vai priorizar o monitoramento em pontos específicos, conhecidos pelo descarte irregular de materiais. De imediato, estão sendo recolhidos os resíduos de menor volume, como recipientes que acumulam água; outros estão identificados para providências dos órgãos responsáveis. Todo o material recolhido será destinado ao Demlurb. As outras etapas ocorrem em fevereiro e março.

O supervisor da Guarda Municipal Ambiental, Denilson Luiz, explica que “algumas destas áreas têm valor relevante para a cidade, pois são consideradas pontos turísticos, recebendo grande fluxo de pessoas. Outras se caracterizam por servir de passagem entre bairros vizinhos, sendo comum acontecer, nestes locais, descarte de diversos tipos de resíduos, o que configura risco de proliferação do Aedes. A estratégia busca reforçar o combate ao mosquito, uma vez que estende o combate para regiões próximas a áreas residenciais. O objetivo é a busca de integração e soluções práticas, de modo a coibir qualquer tipo de infração ou dano que possa afetar o bem da sociedade e o meio em que vivemos”.

A inclusão da Guarda Municipal nas ações intersetoriais de combate ao Aedes Aegypti tem por finalidade ampliar o serviço de combate e intensificar as medidas preventivas nas áreas verdes, planejando ações e evitando que a população em geral fique exposta a riscos. As questões relacionadas ao meio ambiente, dentro dos limites do município de Juiz de Fora fazem parte das atribuições da Guarda Municipal, de acordo com a lei de sua criação (11.206).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário