JUIZ DE FORA - 26/1/2016 - 11:33
Notícias de: FUNALFA
O carnaval antecipado de Juiz de Fora será aberto na quinta-feira, 28, com o Encontro de Tambores, que reunirá integrantes de três instituições atuantes no movimento negro da cidade. A ideia é promover uma grande confraternização com ritmistas do Grupo Ingoma e do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, acompanhada por performances de integrantes do projeto Encontro de MCs. O cortejo, que reunirá pessoas com idades de 16 a 84 anos, terá concentração às 17 horas, no Parque Halfeld, e descerá o Calçadão da Halfeld até o Cine-Theatro Central, onde acontece um show, com batalha de MCs.
“O Encontro de Tambores é inédito e vem colocar em foco a cultura de matriz africana, que tem relação direta com o samba e o carnaval”, afirma o músico e coordenador do Ingoma, Lucas Soares, responsável pelo convite aos outros dois grupos. Segundo ele, além dos onze integrantes do Ingoma e 19 do Batuque, o encontro terá participação de 50 alunos das oficinas permanentes de tambor e de adeptos do hip-hop. A presidente do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, Zélia Lima, também tem grande expectativa para o evento. “É fundamental trazer para a Folia de Momo a cultura africana, que está na raiz dessa festa.”
O Ingoma é um grupo de tambor mineiro que bebe na tradição do congado de Minas, mas também explora ritmos de outras partes do Brasil, pesquisando e divulgando o cancioneiro popular. Além de manter oficinas perenes, ministra workshops e oferece cursos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Já o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, registrado como bem imaterial de Juiz de Fora, trabalha na divulgação da cultura negra, através de suas composições, seus cantos, seus lamentos e suas danças. O batuque foi fundado em 1964 por iniciativa do compositor Nelson Silva (1928-1969) e consolidou-se como símbolo de resistência da cultura afrodescendente. Atualmente, é composto por 19 pessoas com idade de 52 a 84 anos.
O terceiro elemento do Encontro de Tambores da folia juiz-forana será a performance de MCs, com suas tradicionais batalhas e a força da cultura que vem das ruas. O Encontro de MCs é um projeto reconhecido em Juiz de Fora, sendo realizado há quatro anos. Entre os eventos promovidos, estão festivais, encontros acústicos e debates.
O Carnaval 2016 tem mais de 85 atividades promovidas ou apoiadas pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa.
A programação completa da festa pode ser conferida no site pjf.mg.gov.br/carnaval2016 ou no facebook.com/funalfa.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044 / facebook.com/funalfa
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário