sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Projeto "Algo em (In)Comum" de outubro tem como tema o câncer de mama

JUIZ DE FORA - 22/10/2015 - 18:16
Notícias de: SDS

A 5ª edição do Algo em (In)Comum traz para o Encontro na Roda um tema frequente no cotidiano: o câncer de mama. O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 22, abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, em apoio à campanha “Outubro Rosa”. Durante o debate, também foram destacadas as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam com a falta de acessibilidade e, ainda, a importância da capacitação de profissionais da área de saúde para lidar com os diversos tipos de deficiência, como a surdez, por exemplo.

O Programa Algo em (In)Comum objetiva criar políticas públicas através das demandas apresentadas pelos participantes, em um trabalho de intersetorialidade com as demais secretarias. Ainda sobre o tema, a chefe do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), Thais Altomar, alertou sobre mitos e verdades acerca do câncer de mama. "Muitas vezes, uma má interpretação de fatos relacionados ao câncer ou uma generalização de um caso isolado, acabam por fazer com que ideias e até mesmo crenças se apresentem como verdades", afirma.

O DPCDH recebeu – da Ordem dos Advogados/OAB Subseção Juiz de Fora e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (Nova CAA/MG) – o modelo didático Mamamiga, que simula a glândula mamária feminina e as principais alterações que podem ser encontradas. A supervisora do DPCDH, Ana Paula Santos Machado, acrescenta que "com o material, as mulheres poderão aprender a prática correta e completa do autoexame das mamas, já que apalpar o corpo mamário é apenas um dos passos".

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314 ou com a Amac, pelo 3690-7945.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário