sexta-feira, 23 de outubro de 2015

“Concurso Cultural Jovem Doador” – Curumins participam de campanha da Fundação Hemominas

JUIZ DE FORA - 22/10/2015 - 18:15
Notícias de: SDS

Visando promover a cultura de doação de sangue entre os jovens e sensibilizar a população sobre a importância do ato, as oito unidades dos curumins de Juiz de Fora estão participando do “Concurso Cultural Jovem Doador”. A ação é uma iniciativa da Fundação Hemominas, através do Hemocentro Regional, e tem como tema “Jovem Doador: A Doação de Sangue Como um Ato de Cidadania”.

Durante as últimas semanas, crianças e adolescentes se empenharam nas produções artísticas. São quatro categorias: redação, poesia, música e vídeo. “Começamos a mobilização com a exibição de dois vídeos educativos e explicamos as situações que levam uma pessoa a precisar de uma transfusão, como queimaduras, acidentes e cirurgias. Foi uma oportunidade de aliar conscientização e conhecimento”, relatou a pedagoga do Curumim de Benfica, Elisângela Silva.

Elisângela reforçou que o concurso despertou a criatividade e o envolvimento dos participantes em relação a importância da doação de sangue, ao mesmo tempo que incentivou a expressão das habilidades artísticas: “Eles ficaram muito empenhados e de imediato se prontificaram a passar a mensagem deles. O mais interessante foi a curiosidade despertada nos atendidos, que, apesar da pouca idade, já começaram a perguntar quando podem doar. Através deste trabalho socioeducativo, esta cultura é difundida dentro de casa, entre as famílias”.

O supervisor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Leandro de Barros Ribeiro, defendeu que a parceria com a Fundação Hemominas não poderia ser mais pertinente: “O projeto ´Jovem Doador`vem ressaltar alguns dos temas que são bastante abordados nas nossas unidades, como a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, compreendendo sua situação, e a solidariedade. Na sociedade contemporânea, que muitas vezes privilegia o individualismo, atividades como esta contribuem para a educação social, quando incentivam o compartilhar e a preocupação com o bem estar do próximo". 

As produções serão avaliadas por uma banca e os vencedores de cada categoria anunciados em 10 de novembro.

O serviço

O Curumim é um serviço da SDS da PJF, que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes, através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, são ofertadas duas refeições diárias e há espaço para os jovens estudarem. O trabalho é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). O município conta com oito unidades do projeto, localizadas nos bairros Bonfim, Vila Esperança, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia, Jóquei Clube, Benfica e Vila Olavo Costa.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário