quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Miniusina Via Láctea participa da 63ª Expofeira em Juiz de Fora

JUIZ DE FORA - 12/8/2015 - 17:35
Notícias de: SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

A miniusina Via Láctea, coordenada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), será uma das atrações da Epamig na 63ª Expofeira de Juiz de Fora, que começa nesta quinta-feira, 13, no Parque de Exposições Adhemar Rezende de Andrade, com o apoio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Até domingo, 16, o público poderá ver de perto o funcionamento de uma indústria de produtos lácteos e tirar dúvidas sobre como produzir, quais os equipamentos necessários e a importância da higiene para a qualidade dos alimentos.

Para o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Francisco Canalli, a participação do ILCT, junto com a Epamig, é de extrema importância. “O público poderá acompanhar de perto todo o processo, e isso enriquece o evento. A transparência na produção certifica a qualidade, e as pessoas podem degustar todos os produtos produzidos no local”.

Para a Epamig, estar presente nesse ambiente dedicado a pequenos produtores significa uma boa oportunidade para transferir tecnologia. “Com os conhecimentos difundidos pela Via Láctea, os agricultores familiares podem se unir em cooperativas ou associações e iniciar a produção de lácteos, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida”, ressalta Luiza Albuquerque.

A importância do contato com o público

Para demonstrar como é o processo de beneficiamento do leite, a Via Láctea é instalada em um estande de vidro. “Os visitantes podem acompanhar o passo a passo de todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto”, explica a coordenadora do projeto, Luiza Albuquerque. Na 63ª Expofeira, a miniusina ficará no espaço dedicado à feira de produtos da agroindústria familiar e aos estandes das empresas ligadas ao agro-negócio.

Durante o evento, a previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de iogurte e bebidas lácteas de morango e de ameixa, além de queijo Minas frescal tradicional e condimentado, que serão oferecidos para degustação.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SAA pelo telefone 3690-8439.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário