JUIZ DE FORA - 12/8/2015 - 18:31
Notícias de: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Em pouco mais de um mês de funcionamento, a internet gratuita e sem fio (wi-fi), implantada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em áreas públicas da cidade, já registrou mais de 79 mil acessos. Neste período, 17.763 usuários se cadastraram. Os dados foram recolhidos entre 1º julho e 10 de agosto, nas sete áreas em que o sinal está disponível (Parque Halfeld, Praça Coronel Geremias Garcia, em Benfica; Manoel Honório; Armando Toschi, no Jardim Glória; Antônio Carlos; Estação e Praça CEU, na zona norte).
“A verdade é que a iniciativa não apenas tem garantido inclusão digital, com acesso a todas as facilidades que o mundo virtual e a comunicação oferecem, como também tem permitido um melhor uso dos espaços públicos, ampliando a segurança e o desejo de frequentar locais que antes acabavam até ficando vazios. Em algumas destas áreas já implantamos nova iluminação, fizemos reformas e aumentamos a manutenção. E agora vamos continuar trabalhando para reforçar que o que é público pode sim ser muito bom”, ressaltou o prefeito Bruno Siqueira em sua página no facebook.
O Parque Halfeld foi o ponto com maior número de acessos, ultrapassando os 26 mil. Em seguida ficaram a Praça de Benfica e o CEU, ambos na Zona Norte, com mais de 11 mil cada. Entre os usuários, o dispositivo mais utilizado é o smartphone, responsável por 98,7% dos acessos. Em seguida aparecem os tablets (1,2%) e os computadores (0,1%).
A iniciativa faz parte do programa “JF+Digital”, elaborado pela PJF, com o objetivo de incentivar a inclusão digital da população, de forma rápida, democrática e gratuita, com um sinal capaz de atender, simultaneamente, 150 usuários a uma velocidade mínima de 128 kbps. O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Virtual Telecom e não há gastos para o município.
Ampliação
Segundo do secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, a intenção é garantir acesso a toda a população e, por isso, o projeto será ampliado para outros espaços. Na próxima etapa, o “JF+Digital” abrangerá, além das sete praças, os calçadões da Rua Halfeld, Mister Moore, São João e Marechal. No site do projeto estão disponibilizadas informações e um manual de acesso para ajudar os usuários.
Para Argemiro Tavares, subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) PJF, “o projeto foi desenvolvido pensando nas pessoas que utilizam as praças e os calçadões da cidade. Quem precisa acessar a ´Área Azul Digital`, informações do transporte coletivo e até mesmo redes sociais ou e-mail, pode usufruir deste serviço que a Prefeitura oferece.” Os números do primeiro mês foram recebidos com satisfação pelo subsecretário, que considera bastante expressivo os mais de 17 mil usuários cadastrados, confirmando a aceitação do “JF+Digital” pelo público.
“É um projeto muito bacana e, para falar a verdade, fiquei vislumbrada com tanta adesão. Antes o Parque Halfeld estava vazio e agora está cheio de pessoas de todas as idades”, comenta Sônia Benjamin, educadora física, que utiliza e aprova o wi-fi gratuito. “É extremamente importante ter um projeto como este. A internet é hoje o maior veículo de comunicação de uma cidade”, ressalta Sebastião Carrara, que mora em Carangola e vem com frequência a Juiz de Fora visitar as filhas.
FOTO: Gil Velloso
* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone (32) 3690-8596.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário